Photo credit: DiasporaEngager (www.DiasporaEngager.com).

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, visitou, recentemente, na Cidade de Maputo, os centros de Formação Profissional de Obras Públicas (CFPOP) e de Água e Saneamento (CFPAS), para se inteirar do seu funcionamento.

Durante a visita, Mesquita instou aos dois centros de formação para a requalificação dos seus equipamentos e laboratórios de estudo para adequá-los aos desafios da actualidade sócio-tecnológica, tendo referido que, “não podemos continuar a formar técnicos com equipamentos que não acompanham a evolução tecnológica. Hoje o mundo é dominado pela automação e temos cada vez mais exigência do mercado de trabalho”.

Ainda na visita, Mesquita referiu que os centros de formação profissional devem privilegiar o contacto com outras instituições de formação, por forma a buscar experiências de sucesso, tais como boa gestão, metodologias de ensino e de sustentabilidade.

“Nós, como dirigentes, devemos ter uma mente aberta para novos desafios. Não devemos ter medo de ir buscar experiências que acompanham a actualidade do mercado de trabalho e de investigação técnico-científica”.

Numa outra abordagem, o ministro orientou aos centros a estabelecerem acordos ou memorandos de entendimento com as várias empresas do ramo de construção civil, e não só, por forma a absorver os recém-formados para o estágio profissional e o mercado de trabalho, valorizando, desta forma, o conteúdo nacional.

Importa referir que o Centro de Formação Profissional de Obras Públicas (CFPOP) é uma instituição pública de ensino técnico-profissional destinada à formação e aperfeiçoamento profissional de técnicos na área de construção civil, designadamente Canalização, Carpintaria-Marcenaria, Electricidade Industrial, Serralharia Civil, Pedreiros, Desenho de Construção Civil, Encarregados de Obras, Medições e Orçamentos, Pintura Civil e Informática.

Por sua vez, o Centro de Formação Profissional de Água e Saneamento (CFPAS) dedica-se à formação e aperfeiçoamento de técnicos, nas áreas de abastecimento de água, saneamento e de gestão de recursos hídricos, onde são ministrados os seguintes cursos: Gestão de Perdas de Águas, Canalização, Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água, Topografia, Medições e Orçamentos, Gestão de Operação e Manutenção de Bombas Manuais e de Electrobombas, Fiscalização de Obras, Saneamento Peri-urbano e Reparação de Equipamento Hidromecânico.

Source of original article: Verdade (verdade.co.mz).
The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.GlobalDiasporaNews.com).

To submit your press release: (https://www.GlobalDiasporaNews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.GlobalDiasporaNews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.GlobalDiasporaNews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.