Photo credit: DiasporaEngager (www.DiasporaEngager.com).

No âmbito do Dia Mundial da Árvore, que se assinala a 21 de Março, o Standard Bank e o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, procederam ao plantio de cerca de 400 casuarinas, no troço entre Chiango e Zimpeto, na Estrada Circular de Maputo, na capital do País. Esta iniciativa conjunta visa assegurar a promoção e recuperação do parque arbóreo da cidade de Maputo por forma a mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Abordado, durante o plantio, o director de Marketing e Comunicação do Standard Bank, Alfredo Mucavela, referiu que o banco não podia ficar alheio a esta efeméride, uma vez que o plantio de árvores constitui a principal actividade do seu pilar de sustentabilidade, no âmbito da sua responsabilidade social.

“Decidimos hoje plantar cerca de 400 casuarinas ao longo da Estrada Circular de Maputo. Trata-se de mais um contributo no contexto dos objectivos do banco no combate às mudanças climáticas. Temos assistido, nos últimos anos, à ocorrência de chuvas irregulares e tempestades, que devastam as comunidades e a sociedade, no geral, devido a estes fenómenos”, enfatizou.

Esta, conforme acrescentou o director de Marketing e Comunicação, é mais uma contribuição do banco para a preservação do meio ambiente, bem como a beleza da cidade, através da qual já foram plantadas cerca de 1.500 árvores ao longo da Estrada Circular de Maputo.

Para Míriam Stela Novela, directora adjunta de Ambiente e Salubridade do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, com o plantio de árvores na circular de Maputo, pretende-se passar aos munícipes uma mensagem sobre a necessidade da conservação das árvores.

Através da parceria com o Standard Bank, o Conselho Municipal da Cidade de Maputo já plantou ao longo desta artéria aproximadamente 1.500 árvores de várias espécies: “O objectivo é cobrir toda a área da circular do Grande Maputo, concretamente o distrito municipal KaMavota. É uma iniciativa de grande impacto, que concorre para a elevação da consciência dos munícipes sobre a conservação do meio ambiente”, frisou.

Nelson Basílio, residente em Chiango, é um dos beneficiários directos desta iniciativa. Após ter participado no acto de plantio, considerou a iniciativa como sendo de extrema importância: “Para nós que trabalhamos na zona de Chiango estas árvores vão-nos proteger do intenso sol, sobretudo nas paragens dos transportes públicos onde permanecemos expostos várias horas a fio à espera de transporte”, indicou.

Importa referir que o projecto ambiental de plantio de árvores do Standard Bank abrangeu ainda escolas de vários pontos do País, incluindo artérias da capital do País. Com efeito, a beleza paisagística das Avenidas Eduardo Mondlane e Joaquim Chissano, em Maputo, começou a ganhar forma. Impressionado com o novo aspecto da Av. Joaquim Chissano, Vasco Massinga comentou: “Estão de parabéns o Standard Bank e o Conselho Municipal por plantar árvores na cidade, que além de proporcionar beleza, produzem oxigénio, servem de matéria-prima e ainda contribuem para o combate às mudanças climáticas”.

Abordado junto à Av. Eduardo Mondlane, o jornalista ambiental, Precidónio Silvério, manifestou, igualmente, o seu agrado com o projecto de plantio de árvores. Em relação ao Dia Mundial da Árvore referiu que todos os dias deviam ser dedicados às árvores.

“Elas convivem connosco, fazem parte da natureza. São importantes porque garantem a nossa sobrevivência, através do processo de fotossíntese. Sobre a parceria entre o Banco e o Conselho Municipal, penso que deve continuar. Eu assisti ao plantio de árvores na Av. Eduardo Mondlane. Foi isso que despertou em mim o amor pela biodiversidade. Esta iniciativa não se deve restringir em apenas dois actores. Todos nós devemos ter a responsabilidade de plantar uma árvore num determinado lugar, pelo menos uma vez por ano”, concluiu.

Source of original article: Verdade (verdade.co.mz).
The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.GlobalDiasporaNews.com).

To submit your press release: (https://www.GlobalDiasporaNews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.GlobalDiasporaNews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.GlobalDiasporaNews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.