As Nações Unidas apresentaram, nesta segunda-feira, uma revisão de seu orçamento regular para o próximo ano, propondo reduções superiores a US$ 500 milhões.
Os cortes integram as primeiras medidas da Iniciativa ONU80, criada para tornar a organização mais eficaz e resiliente no ano em que completa oito décadas.
Áreas prioritárias
O plano, já comunicado ao Comité Consultivo para Questões Administrativas e Orçamentais, Acabq na sigla em inglês, prevê cortes de 15,1% nos recursos e de 18,8% nos postos de trabalho em comparação com 2025.
Em carta aos Estados-membros, o secretário-geral António Guterres explicou que as reduções resultaram de uma revisão detalhada da execução de mandatos e da distribuição de recursos
O secretário-geral destacou ainda que os cortes foram seletivos, preservando áreas prioritárias, como o apoio a países em desenvolvimento, especialmente Estados insulares e menos avançados, o Fundo de Consolidação da Paz e o sistema de coordenadores residentes.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, anuncia a iniciativa ONU80
Reformas estruturais e novas poupanças
As medidas da Iniciativa ONU80 incluem a criação de centros administrativos em Nova Iorque e Bangcok, a unificação do processamento de salários em uma equipe global distribuída entre Nova Iorque, Entebe e Nairóbi, e a transferência de funções de sedes mais caras, como Nova Iorque e Genebra, para locais de menor custo.
Além disso, a ONU planeja desocupar dois edifícios alugados em Nova Iorque até 2027, gerando economias anuais a partir de 2028. Essas mudanças visam melhorar a qualidade dos serviços e atender às demandas dos Estados-membros por maior eficiência, assegurando o cumprimento dos mandatos.
Três áreas de trabalho da Iniciativa ONU80
Lançada, em março deste ano, a Iniciativa ONU80 está estruturada em três eixos: gestão e operações, onde se inserem as medidas já propostas; revisão da implementação de mandatos, com relatório apresentado em agosto e atualmente em debate num grupo de trabalho informal; e reestruturação programática e institucional, com propostas iniciais a serem discutidas ainda esta semana.
Segundo Guterres, esses eixos representam uma reorientação significativa para garantir a eficácia, credibilidade e sustentabilidade da ONU.
Impacto nos funcionários e próximos passos
Guterres reconheceu que os cortes afetarão os funcionários, mas comprometeu-se a oferecer apoio e transparência durante o processo, com comunicação regular, consultas e orientações práticas.
O secretário-geral enfatizou que as decisões, embora difíceis, serão conduzidas com justiça, empatia e profissionalismo, envolvendo todos os níveis da organização.
As estimativas serão analisadas pelo Acabq, que fará recomendações à Quinta Comissão da Assembleia Geral.
A decisão final está prevista para dezembro, com implementação gradual a partir de 2026.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.