Neste 25 de abril, as Nações Unidas marcam o Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC, sob o tema “Liderança”.

A Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, pede o fim de estereótipos de gênero no setor educativo. O novo estudo “Tecnologia nos termos delas” realça que mulheres e meninas representam somente 35% dos graduados nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. 

Igualdade de gênero no centro das suas prioridades

A adoção de um pacto digital global para uma melhor cooperação digital é uma das propostas do secretário-geral das Nações Unidas para permitir que “todos coloquem a igualdade de gênero no centro das suas prioridades”.

© Unsplash/Philipp Katzenberger

União Internacional Para Telecomunicações atua para reduzir lacuna digital de gênero

De acordo com a ONU Mulheres, a liderança feminina no mundo digital é agora mais crucial do que nunca, tanto para os domínios da Informação, Comunicação e Tecnologia como nos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Já a União Internacional Para Telecomunicações, UIT, realça sua ação com parceiros para guiar e incentivar meninas a prosseguir rumo a um futuro nas TIC, reduzindo a lacuna digital de gênero. 

Essa atuação visa incentivar o grupo a seguir seus estudos e carreiras nos setores de ciência, engenharia, tecnologia, matemática e outras áreas, além de ajudá-las a realizar suas aspirações. 

Educação acessível e de qualidade sobre as TIC

Para a ONU mulheres, meninas e as jovens devem ter oportunidades iguais para aprender as competências digitais e os fundamentos tecnológicos, bem como um ensino acessível e de qualidade com as TIC desde tenra idade.

ONU News criou a Coalizão de Ação Geração Igualdade sobre Tecnologia e Inovação para a Igualdade de Gênero

Esse foi o propósito da entidade da ONU ao criar a Coalizão de Ação Geração Igualdade sobre Tecnologia e Inovação para a Igualdade de Gênero. A ONU Mulheres quer que todos os envolvidos forneçam plataformas onde as meninas possam conceber, desenvolver e implementar soluções baseadas na tecnologia.

A agência defende que mulheres jovens e meninas se assumam como agentes de mudança e sejam capazes de identificar “rumos claros” para se tornarem líderes neste campo. 

Para a ONU Mulheres, dar destaque ao sucesso de líderes femininas no domínio das TIC é crucial para “inspirar as meninas e ajudar a identificar um potencial plano de carreira.” 

Outra necessidade é promover “ambientes de aprendizagem que, de forma ativa, combatam os preconceitos de gênero, promovam a diversidade e liguem as mulheres e meninas a modelos de referência”.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.