Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, propostos pela ONU, estão longe de ser realizados até 2030.
O défice anual de financiamento dos ODS ronda os US$ 4 bilhões, revelou Niamh Collier-Smith, representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, na Tailândia.
Crises comprometem sucesso
O atraso coincide com os impactos que pressionam o desenvolvimento e os recursos das comunidades em todo o mundo.
A crise de segurança energética, por exemplo, agravada pelos conflitos no Oriente Médio pode ter custado à região da Ásia-Pacífico até US$ 299 bilhões, colocando mais de 8 milhões de pessoas na pobreza.
A responsável também dá conta de uma crise da infraestrutura natural da qual dependem três quartos do PIB da Ásia e do Pacífico, sob ameaça do declínio de 60% da vida selvagem.
Perante um cenário global marcado por crises e choques sucessivos, Collier-Smith lembra que os ODS constituem objetivos orientadores comuns, capazes de guiar uma mudança efetiva no planeta.
Um homem faz um pedido em uma cafeteria, no nordeste da Tailândia.
A Tailândia como caso de sucesso
Nos últimos anos, a Tailândia tem vindo a ocupar consistentemente uma posição de liderança dentre os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático, Asean, avaliados pelo Índice dos ODS.
Situando-se em 43.º lugar entre 169 nações este ano, o caso tailandês reflete anos de progresso sustentado, particularmente na redução da pobreza e na educação.
A forma como o financiamento privado é estruturado e direcionado constitui outra dimensão deste desafio, ao exigir sinais que orientem os investidores, regras que regulem a competição empresarial e mecanismos de proteção que reforcem a resiliência aos choques externos.
Para além do PIB
Collier-Smith anunciou que o Relatório do Desenvolvimento Humano do Pnud de 2026 irá introduzir um novo Índice de Relação com a Natureza, avaliando a proteção e a utilização responsável da natureza em cada país.
Através deste novo índice, o Pnud acredita que poderá reforçar a visibilidade dos benefícios económicos associados aos recursos naturais, bem como dos custos decorrentes da sua perda.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.
































