Photo credit: DiasporaEngager (www.DiasporaEngager.com).

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, considera que a prosperidade e a paz dependem da água, sendo que à medida que o País implementa as políticas para gerir as alterações climáticas, a migração em massa e a instabilidade política, deve colocar a cooperação no domínio da água no centro dos seus planos.

Deste modo, segundo sustentou o ministro, durante o evento que marcou as celebrações do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de Março, o Governo conseguiu mobilizar junto dos parceiros de cooperação e desenvolvimento, cerca de 50 milhões de dólares norte-americanos para a construção da Barragem de Muera, em Cabo Delgado, que irá induzir e acelerar o desenvolvimento económico e bem-estar social do Planalto de Mueda.

“Estamos empenhados na mobilização de financiamento, quer por via de parceria público-privada ou dos parceiros de cooperação e desenvolvimento programático para a implementação dos projectos de construção de barragens, sendo de destacar, as de Mapai, em Gaza, Megaruma, em Cabo Delgado, Moamba Major, em Maputo, e Mugeba, na Zambézia”, indicou.

Trata-se de infraestruturas que se revestem de capital importância dado que, de forma combinada, podem armazenar mais de nove mil milhões de metros cúbicos para múltiplos usos e, desta forma, impulsionar o desenvolvimento socioeconómico nas regiões abrangidas pelos projectos, segundo referiu o governante.

“Continuamos a apostar na promoção da construção de pequenas barragens e reservatórios escavados e estamos neste momento a desenvolver a estratégia de pequenas barragens que irá criar um quadro que vai permitir uma melhor definição do papel do Governo e um melhor envolvimento do sector privado na construção destas infraestruturas, que sendo de pequena dimensão são de grande impacto na vida das comunidades”, disse Carlos Mesquita.

A construção de pequenas barragens, conforme enfatizou, é de extrema importância para a redução da insegurança alimentar. Como resultado deste esforço, nos últimos cinco anos, o Governo com apoio dos parceiros construiu 28 represas, que totalizam uma capacidade de armazenamento de 900 mil metros cúbicos, que beneficiam cerca de 40 mil pessoas, abeberamento de cerca de 20 mil cabeças de gado e irrigação de 120 hectares.

Importa realçar que no último quinquénio, o Governo promoveu a construção e reabilitação de 10.878 fontes dispersas e 336 sistemas de abastecimento de água rural e, nas zonas urbanas, foram estabelecidas 154 mil ligações domiciliárias que estão a propiciar serviços seguros para cerca de 4.7 milhões de pessoas adicionais.

Source of original article: Verdade (verdade.co.mz).
The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.GlobalDiasporaNews.com).

To submit your press release: (https://www.GlobalDiasporaNews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.GlobalDiasporaNews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.GlobalDiasporaNews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.