O Conselho de Segurança adotou nesta sexta-feira uma resolução que termina o mandato da Missão Integrada de Assistência à Transição das Nações Unidas no Sudão, Unitams, a partir de domingo. 

A decisão passou com 14 votos favoráveis e a abstenção da Rússia e foi tomada na  sequência de um pedido feito pelas autoridades de Cartum.

Agências, fundos e programas das Nações Unidas 

Na segunda-feira, a operação política cessa e inicia o processo de transferência de seus trabalhos para agências, fundos e programas da ONU. A conclusão deve ser feita até o final de fevereiro de 2024.

 

Pela resolução, a Unitams deve coordenar com a Equipe das Nações Unidas no país a supervisão das atividades de cooperação que estiverem em andamento no Sudão.

Desde meados de abril, o país africano vive um conflito entre forças do Exército e paramilitares das Forças de Apoio Rápido, RSF.

Os confrontos afetam áreas incluindo Darfur, Nilo Branco, Gezira e Cordofão. Mais de 10 mil pessoas morreram e 25 milhões dependem de ajuda, segundo o Escritório as Nações Unidas para os Assuntos Humanitários, Ocha . 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.