O Fórum de Soluções para o Desenvolvimento Social iniciou seu primeiro dia de trabalho, em Doha, capital do Catar. Participam da reunião de líderes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, realizada à margem da Segunda Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social, representantes de governos, sociedade civil e parceiros internacionais.
O encontro destaca soluções concretas para a promoção do desenvolvimento social e combate a algumas das crises mais urgentes da atualidade – desde o aumento da fome e da pobreza até à crescente desigualdade e instabilidade causada pelas mudanças climáticas.
Aprender uns com os outros
Ao abrir o Fórum de Soluções, a presidente da Assembleia Geral da ONU, Annalena Baerbock, disse que o evento marcou uma mudança deliberada de “admirar o problema” para agir com base em abordagens comprovadas.
Segundo ela, muitas vezes o mundo enfrenta “situações em que não há uma solução clara”, ou existe uma solução, mas não se está disposto a fazer o que precisa de ser feito. A presidente afirmou ainda que este evento seria diferente e ajudaria a evitar cair nessas armadilhas.
As bandeiras das Nações Unidas e do Estado do Catar tremulam no Centro Nacional de Convenções do Catar, local da Segunda Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social
As parcerias tornam isso possível
Organizado pelo Catar e França com o apoio do Departamento da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Desa, o Fórum foca em políticas e projetos com impacto em áreas como erradicação da pobreza, trabalho digno e inclusão social.
Por sua vez, Baerbock citou exemplos de todo o mundo, incluindo um programa da Serra Leoa que apoia pessoas com deficiência por meio de treinamento, colocação profissional e microcréditos.
Em Sri Lanka, um centro de inovação da sociedade civil treina jovens para o emprego e reinveste a receita no desenvolvimento de novas habilidades, enquanto na Índia, um sistema nacional de identidade digital ajudou a abrir mais de 300 milhões de contas bancárias e expandir o acesso a serviços sociais.
Soluções que funcionam
Já a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, ecoou a urgência de passar do compromisso à implementação.
Ela ressaltou a importância da Declaração Política de Doha, a ser adotada durante a Cúpula Mundial, que apela a “contratos sociais que funcionem para as pessoas – justos, inclusivos e construídos para as realidades de hoje”.
“Para alcançar resultados, precisamos ampliar as soluções que funcionam”, afirmou, encorajando os participantes a aprenderem com as soluções destacadas no Fórum de Soluções.
Aliança global contra fome
O foco nas soluções manteve-se na primeira reunião de alto nível da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A presidente da Assembleia Geral, salientou que a crise da fome atual não se deve à falta de alimentos, mas à “desigualdade, aos conflitos e às escolhas políticas”. Atualmente, mais de 670 milhões de pessoas passam fome e 2,3 bilhões enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave.
Doha, capital do Catar
Planeta aquece, insegurança se espalha
Baerbock destacou ainda as mudanças climáticas como um fator que acelera rapidamente a insegurança alimentar.
Descrevendo as terras agrícolas no Sahel transformadas em pó, referiu-se à região como a “nova linha de frente da insegurança alimentar”. Ela advertiu que o aquecimento global descontrolado pode levar mais de 1,8 bilhão de pessoas à fome.
A Aliança Global – lançada sob a presidência brasileira do G20 em 2024 – conta agora com quase 200 membros, incluindo governos nacionais, órgãos regionais, organizações internacionais e grupos da sociedade civil.
A reunião teve como objetivo fortalecer a ação coordenada, incluindo a expansão da proteção social, o apoio aos meios de subsistência rurais e o investimento em agricultura resiliente às alterações climáticas.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.
            
		










