O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, lidera um projeto-piloto que promove a utilização de veículos elétricos nas entregas de refeições e mercadorias no Equador.
A iniciativa, implementada no centro histórico da capital do país, Quito, pretende transformar a área, que é Patrimônio Mundial da Unesco, numa zona de emissões zero, substituindo as motocicletas à gasolina por veículos elétricos de duas e três rodas.
Resultados locais
O projeto faz parte do SolutionsPlus, financiado pela União Europeia, e é visto como exemplo para cidades que enfrentam elevados níveis de produção.
Os condutores participantes já percorreram 25 mil km, transportando 300 toneladas de mercadorias e evitando 6 toneladas de emissões de dióxido de carbono, segundo o Laboratório de Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Juan Carlos Sanchez, gerente do restaurante San Ignacio, afirma que a mudança remodelou não só o seu negócio, mas também o caráter de uma das paisagens urbanas mais apreciadas da América Latina. O restaurante opera com uma motocicleta elétrica, dois veículos elétricos de três rodas e uma van.
Uma rua em Quito, capital do Equador
Desafio do comércio eletrónico
O crescimento acelerado do comércio eletrónico aumentou o número de entregas urbanas, que deverá crescer 36% até 2030.
Segundo o Fórum Económico Mundial, o tráfego de entregas urbanas e as emissões de dióxido de carbono poderão aumentar 60% até ao final da década. As entregas representam 13% das emissões totais das cidades.
Deliver-E
Para resolver esta questão, algumas das maiores plataformas de entrega lançaram uma iniciativa para eletrificar os veículos que entregam as suas refeições. Deliver-E foi apresentada no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com o Pnuma.
A substituição de motocicletas convencionais por elétricas pode reduzir os custos de entrega em 25%, e diminuir até 90% das emissões.
A agência da NU afirma que através da Deliver-E, as empresas irão partilhar o que funciona e avançar mais rapidamente em conjunto do que qualquer empresa poderia fazer sozinha.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.