Crianças e famílias da Ucrânia se preparam para encarar o quarto inverno no contexto da guerra em larga escala. A infraestrutura civil está sendo fortemente pressionada e a capacidade de sobrevivência das famílias levada ao limite, segundo o Fundo da ONU para a Infância, Unicef.
A lista de danos durante o conflito inclui sistemas de energia, aquecimento e água, que colocam barreiras ao acesso aos serviços essenciais. O receio é que a nova estação pressione ainda mais as famílias, instalações médicas e educacionais.
Danos estimados em US$ 2,5 bilhões
Desde que começou a invasão russa, em fevereiro de 2022, várias áreas urbanas registraram prejuízos estimados em US$ 2,5 bilhões em sistemas de aquecimento servindo quase metade da população ucraniana.
Pelo menos 122 mil menores de idade provenientes de famílias vulneráveis serão beneficiários em áreas de linha de frente
Para o Plano de Resposta ao Inverno de 2025-2026, as Nações Unidas e parceiros humanitários pretendem cobrir cerca de 1,7 milhão de pessoas, com foco nas famílias mais vulneráveis nas regiões de linha de frente.
Em termos monetários, as taxas de pobreza das famílias subiram 15% em apenas três anos, afetando mais de um terço da população. As taxas de pobreza material entre as crianças atingiram 70%.
Para o Unicef, a combinação desses fatores se traduz em riscos crescentes à saúde e ao bem-estar infantil, especialmente durante temperaturas abaixo de zero nas regiões mais afetadas pela guerra. No inverno passado, 20% dos agregados relataram problemas de saúde devido às baixas temperaturas internas.
Impacto dos meses de inverno
O representante do Unicef na Ucrânia, Munir Mammadzade, disse que a agência atua com parceiros locais para apoiar famílias vulneráveis e minimizar o impacto dos meses de inverno, mantendo os serviços essenciais em funcionamento para proteger a vida das crianças.”
Cerca de 1 milhão de pessoas, incluindo 170 mil crianças, terão acesso a equipamentos e reparos de emergência
O atual plano de resposta ao inverno prevê prestar auxílio financeiro em diferentes áreas após experiências que melhoraram de forma significativa as condições de vida. Uma pesquisa sobre o tema revelou que 94% dos beneficiários declararam que o dinheiro é sua modalidade preferida de apoio.
O Unicef revela que entre os gastos com as necessidades específicas de inverno destacam-se serviços públicos, aquecimento e eletricidade, roupas e calçados de inverno.
Reparos de emergência
Após o sucesso de transferências de renda para famílias e escolas, bem como no impacto sustentável dos reparos e melhorias no aquecimento urbano, cerca de 272 mil pessoas terão fundos para assistência à preparação para o inverno.
Pelo menos 122 mil menores de idade provenientes de famílias vulneráveis serão beneficiários em áreas de linha de frente. Crianças com necessidades específicas e com preocupações com a proteção infantil também devem receber apoio.
O valor prevê fornecer subsídios para 600 instituições de ensino, abrangendo cerca de 250 mil alunos com despesas relacionadas ao inverno.
Cerca de 1 milhão de pessoas, incluindo 170 mil crianças, terão acesso a equipamentos e reparos de emergência. A meta é fortalecer os sistemas de aquecimento urbano e garantir que seja sustentável.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.