O secretário-geral da ONU, António Guterres, esteve presente na abertura do Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social, Ecosoc, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nesta terça-feira. 

Em seu discurso, o líder da ONU destacou a importância da energia e convicção dos jovens na busca por mudanças reais e na resolução dos desafios enfrentados pelo mundo.

Jovens na tomada de decisão

Ele voltou a pedir um cessar-fogo humanitário imediato e citou o impacto das operações militares de Israel em Gaza sobre os civis, incluindo milhares de crianças mortas, ressaltando que todos os jovens em idade escolar da região estão fora das salas de aula.

Guterres ainda enfatizou a interconexão entre os desafios enfrentados, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, fora de curso, a crise climática, desigualdade, polarização e conflitos ao redor do mundo. 

Jovens em Gana usando um aplicativo móvel para buscar consultas sobre fertilidade e saúde no parto.

Ele reforçou seu compromisso de incluir os jovens nas tomadas de decisões políticas, lançando iniciativas como o Escritório da Juventude da ONU e renovando a Estratégia da Juventude da organização, além de destacar a importância da Cúpula do Futuro para fortalecer os ODS e o multilateralismo.

Na questão da ação climática, o secretário-geral enfatizou a urgência de uma transição justa para energias renováveis, promovendo a participação dos jovens nesse processo e garantindo apoio financeiro aos países em desenvolvimento. 

Ação climática

Ele reiterou seu compromisso em mobilizar apoio financeiro substancial para auxiliar os países em desenvolvimento na transição para energias renováveis e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. 

Embora tenha ressaltado a urgência da ação climática, Guterres também destacou a importância de garantir que essa transição seja justa e inclusiva, especialmente para as comunidades mais vulneráveis. 

Seu apelo por compromissos financeiros concretos da comunidade internacional reflete seu posicionamento por iniciativas imediatas e significativas para enfrentar a crise climática global.

Por fim, o secretário-geral destacou a importância de iniciativas concretas para envolver os jovens na tomada de decisões políticas durante sua participação no Fórum da Juventude do Ecosoc. 

Ele falou sobre medidas para fortalecer o engajamento dos jovens em questões globais, como a criação de consultorias nacionais da juventude e a proposta de um formato unificado para o envolvimento significativo dos jovens na formulação de políticas.

Guterres encerrou sua participação afirmando que “toda geração serve como guardiã deste mundo”, mas apontou que a sua “tem sido descuidada com essa responsabilidade” e tem esperança nas gerações mais novas. 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.