Nenhuma nação, independentemente de seu tamanho, poder ou riqueza, pode enfrentar sozinha os desafios que o mundo atravessa. Essa foi a reflexão que a nova presidente da Assembleia Geral trouxe para explicar o tema central do seu mandato: “Melhor Juntos”.

Em sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o cargo, a ex-chanceler da Alemanha, Annalena Baerbock, falou das expectativas com a emana de Alto Nível da Assembleia Geral que começa na semana que vem em Nova Iorque.

Negociações sobre conflitos na Ucrânia e em Gaza

A presidente disse que não falta engajamento dos líderes, que terão uma presença significativa no evento, mas ressaltou que é preciso “transformar esse engajamento em ação coletiva”.

Mais de 150 chefes de Estado e Governo são esperados para o debate gerl.

Quando perguntada sobre possíveis avanços em negociações para o fim dos conflitos na Ucrânia e em Gaza, Annalena Baerbock disse que não é hora de desistir e enfatizou o compromisso com “a tarefa mais importante da ONU”, de garantir paz e segurança. 

Baerbock lembrou que a Assembleia Geral colocou o direito da Ucrânia à soberania na agenda do encontro da semana que vem. Além disso, o órgão aprovou, na semana passada, a Declaração de Nova Iorque em relação à solução dos dois Estados para o conflito israelense-palestino.

Ela disse que a aprovação do texto significa que 142 países consideram os recentes acontecimentos em Gaza “inaceitáveis”. As exigências são um cessar-fogo imediato, permanente e incondicional, entrega irrestrita de ajuda humanitária aos palestinos e  libertação incondicional de todos os reféns israelenses.

Momento de “trabalho duro”

No dia 22 de setembro, será realizada a Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução dos Dois Estados.

A presidente declarou que esta é uma oportunidade de encarar o fato de que “o conflito israelense-palestino não pode ser resolvido por meio de guerras intermináveis, ocupação contínua e terrorismo”.

Ela adicionou que a solução de dois Estados é a “única maneira de garantir que tanto israelenses quanto palestinos possam viver em paz, segurança e dignidade duradouras”.

Baerbock reconheceu que as Nações Unidas e o multilateralismo como um todo estão em uma “encruzilhada”, mas enfatizou que é justamente nesses momentos que o “trabalho duro” é mais necessário.

Garantindo que a organização cumpra suas promessas

A líder da Assembleia Geral lembrou que a ONU nasceu em um dos momentos “mais sombrios da história da humanidade” e, apesar de profundas divisões que existiam na época, a Carta da ONU surgiu, servindo até hoje como “estrela-guia”.

Baerbock ressaltou que ao fazer 80 anos, as Nações Unidas precisam passar por um processo de reflexão, reconstrução, adaptação e evolução para “mostrar aos 8 bilhões de habitantes do planeta porque a organização ainda importa”.

Para a presidente, essa reestruturação também é necessária para que os países consigam responder juntos “aos apelos desesperados por paz na Ucrânia, Gaza, Sudão e Haiti”, dentre outros exemplos.

Como desafios coletivos em outras áreas, ela citou mudanças climáticas, desigualdade e rápidos avanços tecnológicos.

A líder da Assembleia Geral disse que sua presidência irá focar em avançar com o processo de reforma conhecido como ONU80, para garantir que a organização seja mais eficiente e capaz de “cumprir suas promessas”.

Outra prioridade será orientar o processo seletivo para o cargo de secretário-geral, previsto para 2026. Além disso, Annalena Baerbock enfatizou a importância de garantir a consolidação e implementação do Pacto para o Futuro, aprovado em 2024.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.