Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu a costa de Mindanao, no sul das Filipinas, por volta de 7:30 da manhã, horário local.

Segundo agências de notícias, pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em réplicas do sismo.

Risco de tsunami

Em nota, o Escritório da ONU nas Filipínas expressou profundas condolências ao povo de Mindanao, lamentando a perda de vidas e o sofrimento das famílias e comunidades com danos profundos a edifícios e áreas de infraestrutura. Pelo menos mil filipinos tiveram de ser evacuados às pressas.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, está monitorando a situação nas Filipinas e em vários outros países vizinhos.

Alertas de tsunami também estão em vigor em diversos locais. As autoridades das Filipinas e da Indonésia estão orientando a população a buscar áreas mais elevadas.

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, afirmou que não é possível deter tsunamis, mas sim impedir que se tornem um desastre, com alertas precoces que alcancem as pessoas em risco. 

Esforços de resposta e recuperação

Os terremotos são frequentes na região Ásia-Pacífico, que abrange o chamado “Círculo de Fogo”, uma zona de intensa atividade sísmica.

As Nações Unidas elogiaram a rápida resposta de autoridades locais e nacionais. A organização segue atuando em conjunto com o governo e parceiros, para avaliar os impactos e apoiar os esforços de resposta e recuperação. 

A mensagem da ONU também enfatiza a coragem e dedicação dos primeiros socorristas, profissionais de saúde e voluntários que trabalham incansavelmente para salvar vidas nos locais afetados.

Suprimentos pré-posicionados

O Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, declarou que a proximidade do retorno às aulas traz preocupações urgentes sobre a segurança das crianças, em meio a relatos de menores feridos e danos a escolas. 

A agência pré-posicionou estoques de suprimentos de emergência e mecanismos de assistência financeira, possibilitando uma resposta rápida que engloba alimentação, saúde, água, saneamento, além de intervenções para proteger crianças e apoiar escolas. 

As autoridades estão realizando avaliações rápidas das necessidades nas áreas afetadas, enquanto prosseguem os esforços de resgate.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.