O Dia Internacional das Mulheres Rurais é comemorado neste 15 de outubro. Para marcar a data, a ONU Mulheres pede ao mundo que una forças para “transformar promessas em ação concreta”.
As mulheres que vivem em áreas rurais são as que alimentam comunidades, protegem o meio ambiente e impulsionam o desenvolvimento sustentável, mas também estão entre as mais afetadas pela pobreza extrema e pela insegurança alimentar.
Segundo a agência, investir nelas é mais do que um gesto de justiça, é uma “garantia para o futuro comum da humanidade”.
Mulheres rurais: líderes da mudança e da resiliência
A ONU Mulheres destaca que, por gerações, mulheres em comunidades rurais têm liderado movimentos coletivos em prol da igualdade, da justiça climática e da transformação social.
Elas mobilizam vizinhanças, influenciam políticas e “constroem pontes entre a ação local e o progresso global’.
No entanto, se as tendências atuais continuarem, 351 milhões de mulheres e meninas ainda viverão em pobreza extrema até 2030.
A desigualdade de acesso a recursos produtivos, financiamento, educação e terra continua a limitar o potencial de milhões de mulheres. Ainda assim, em meio às adversidades, suas histórias de superação mostram o poder transformador do empoderamento econômico.
A produção de nozes e manteiga de karité está entre as atividades geradoras de renda mais acessíveis para as mulheres rurais no norte de Gana
Histórias que inspiram transformação
O exemplo de Verene Ntakirutimana, de Ruanda, ilustra o impacto direto de investir nas mulheres rurais. Com o apoio do Programa Conjunto sobre o Empoderamento Econômico das Mulheres Rurais, ela conseguiu transformar sua pequena produção de subsistência em um negócio próspero.
O sucesso de Verene não só melhorou sua renda, como também mudou mentalidades: promoveu a tomada de decisão compartilhada e inspirou outras mulheres a seguirem o mesmo caminho.
Um chamado global à ação
O tema de 2025 do Dia Internacional, “Mulheres Rurais em Ascensão”, é, ao mesmo tempo, uma homenagem e um chamado à ação. A ONU Mulheres destaca que fortalecer os meios de vida, liderança e direitos, conforme estabelecido na Agenda de Ação Pequim+30, é essencial para o progresso global.
Iniciativas internacionais, como o Ano Internacional das Mulheres Agricultoras, 2026, e a Década Interamericana pelos Direitos de Todas as Mulheres, Adolescentes e Meninas em Contextos Rurais, 2024–2034, representam oportunidades concretas para dar visibilidade ao grupo.
A Onu também destaca movimentos comunitários como o “Mulheres para o Kilimanjaro”.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.