O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos e a Organização Internacional do Trabalho, OIT, firmaram uma cooperação para combater formas análogas à escravidão em atividades da pecuária no Brasil e no Paraguai.*
A iniciativa tem o apoio de organizações da sociedade civil em ambos os países e busca enfrentar casos de violação trabalhista incluindo exploração do trabalho infantil e do trabalho escravo.
Normais internacionais
Entre 1995 e 2022, foram resgatadas mais de 16,8 mil pessoas.
O projeto é realizado no estado do Mato Grosso do Sul, no Brasil, e Departamento de Boquerón, na região do Chaco paraguaio.
O diretor da OIT no Brasil, Vinícius Pinheiro, e o subsecretário Adjunto de Assuntos Internacionais do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, Mark Mittelhauser, firmaram o acordo para apoiar a implementação das normas internacionais de trabalho.
O Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, mantido pelo Ministério Público do Trabalho e pela OIT, revela que 29,2% dos resgates de trabalhadores em condições análogas à escravidão, entre 1995 e 2022, foram notificados no setor da pecuária bovina, o equivalente a 16.847 pessoas resgatadas.
A OIT afirma que o lançamento do projeto ocorre num momento de um maior risco de exposição a formas inaceitáveis do trabalho e de expansão da produção.
*Com informações da OIT, Brasil
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.