As Nações Unidas expressaram solidariedade ao governo e ao povo do Quênia após a situação de emergência gerada pelas inundações que “resultaram em perdas significativas de vidas e destruição de propriedades”.

Nesta segunda-feira, as autoridades anunciaram a ruptura de uma barragem após fortes chuvas e enchentes em aldeias próximas a Mai Mahiu, área situada a cerca de 60 quilômetros da capital, Nairóbi.

Chuvas e inundações repentinas

Agências de notícias informaram que o desastre na área do sul varreu casas e veículos com as fortes chuvas e inundações repentinas, que já duram semanas em todo o país.

As autoridades confirmaram 120 mortes e revelaram que dezenas de habitantes foram arrastados pelas águas quando dormiam. Calcula-se que muitas pessoas estejam cobertas pela lama. A governadora do condado de Nakuru, Susan Kihika, é citada como tendo anunciado pelo menos 100 mortes no último mês. 

As equipes de resgate estão escavando a lama em busca de sobreviventes em vários vilarejos, incluindo Kamuchiri e Kianugu, no condado de Nakuru. Dos 42 corpos recuperados até esta segunda-feira, 17 eram de crianças. 

No fim de semana, o coordenador residente das Nações Unidas, Stephen Jackson, esteve com a representante do Acnur, Caroline Van Buren, e o vice-presidente queniano, Rigathi Gachagua, na entrega de ajuda imediata e avaliação de soluções de longo prazo para os afetados.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.