O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, está visitando a República Democrática do Congo, RD Congo*, e Ruanda, a nação vizinha, em busca de soluções para a crise de refugiados.

Na RD Congo, ele se reuniu com o presidente, Félix Tshisekedi, e com diversos ministros de Estado. Logo depois, ele embarca para Ruanda onde também pretende se encontrar com integrantes do governo.

Retorno gradual

Após os processos de paz entre RD Congo e Ruanda, é hora de aproveitar a oportunidade de tratar do tema dos deslocados e como os dois países podem cooperar.

Nesta entrevista à Rádio Okapi, a emissora gerida pela Missão de Paz da ONU na RD Congo, Monusco, Filippo Grandi disse que o processo de volta ao lar não deve ser feito da noite para o dia.

Grandi enfatizou que não espera que o resultado seja um grande movimento de retorno, mas sim algo gradual, “a depender da evolução do processo político”.

Dados da Agência da ONU para Refugiados, Acnur, indicam que, nos últimos três anos, mais de 1,3 milhão refugiados congoleses foram registrados em Ruanda, Burundi e Uganda. No entanto, apenas 13,4 mil foram repatriadas pela agência até o momento.

Local de deslocamento de Kigonze em Ituri, no leste da República Democrática do Congo

Condições precárias de vida

O alto comissário sublinha que as condições precárias de vida dos refugiados e deslocados não podem passar despercebidas.

Ele pediu por ações coordenadas para responder a esta crise humanitária, incluindo meios materiais, garantia de que os regressos serão voluntários e proteção para que os refugiados, que decidem voltar à casa, não sofram injustiças ou abusos.

O Acnur desempenha um papel facilitador nesse processo, com ênfase em garantias jurídicas e na vontade de cada refugiado.

*Com informação de Joyce de Pina e Ronely Ntibonera da Rádio Okapi, em Kinshasa.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.