Esforços globais de imunização levaram a uma queda de 88% nas mortes por sarampo entre 2000 e 2024, de acordo com um novo relatório da Organização Mundial da Saúde, OMS. Desde 2000, quase 59 milhões de vidas foram salvas pela vacina contra o sarampo.
Mesmo assim, 95 mil pessoas, na sua maioria crianças abaixo de cinco anos, perderam a vida para a doença, no ano passado. Embora este seja um dos números anuais mais baixos, desde 2000, a morte é evitável por uma vacina.
Aumento global de casos de sarampo
Em todo o mundo, os casos de sarampo sobem. No ano passado, foram cerca de 11 milhões de infeções, quase 800 mil a mais do que os níveis antes da pandemia de Covid-19, há seis anos.
A Região do Mediterrâneo Oriental notificou 86% dos casos, seguida pela Europa com 47% e o Sudeste Asiático com 42%, em comparação com 2019. No caso da África, a queda foi de 40% em novas infecções e 50% nas mortes durante o mesmo período, devido ao aumento da cobertura vacinal.
Embora haja uma menor probabilidade de morte nos recentes surtos, existem os riscos de complicações graves e permanentes, como cegueira, pneumonia e encefalite.
Cobertura vacinal insuficiente
De acordo com estimativas da OMS/Unicef, em 2024, 84% das crianças receberam a primeira dose da vacina contra o sarampo, mas o número que obteve a segunda dose caiu para 76%, representando um aumento de 2 milhões de crianças imunizadas em comparação com 2023.
Para garantir o controle da doença, a cobertura precisa ser de menos 95% com duas doses da vacina contra o sarampo para interromper a transmissão e proteger as comunidades de surtos.
Em 2024, mais de 30 milhões de crianças continuaram desprotegidas, três quartos delas residentes em África e no Mediterrâneo Oriental em contextos afetados por conflitos ou vulneráveis.
A Revisão Intercalar da Agenda de Imunização 2030 salienta que o sarampo é frequentemente a primeira doença a ressurgir quando a cobertura vacinal diminui, e que os crescentes surtos de sarampo estão a expor as fraquezas dos programas de imunização e dos sistemas de saúde a nível global.
Uma menina recebe tratamento para sarampo
Cabo Verde avança na erradicação
Até ao fim de 2024, 81 países haviam eliminado o sarampo, apenas três a mais do que antes da pandemia, mantendo a meta de eliminação mundial longe de ser alcançada.
Este ano, vários progressos foram alcançados em países e territórios do Pacífico, e também Cabo Verde, Maurício e Ilhas Seicheles, elevando o número total de países que eliminaram o sarampo para 96.
A Região das Américas recuperou o estatuto de eliminação do sarampo em 2024 pela segunda vez, a única região a ser verificada, mas perdeu o estatuto novamente em novembro de 2025 devido à transmissão contínua no Canadá.
Contudo, teme-se que os profundos cortes de financiamento que afetam a Rede Global de Laboratórios de Sarampo e Rubéola e os programas de imunização dos países aumentem as lacunas de imunidade e provoquem novos surtos no próximo ano.
Apelo a compromissos políticos
Para alcançar a eliminação do sarampo, é necessário um forte compromisso político e investimento sustentado para garantir que todas as crianças recebam duas doses da vacina contra o sarampo e que os sistemas de vigilância possam detectar rapidamente surtos.
A Revisão Intercalar da IA2030 apela aos países e parceiros para que reforcem a imunização de rotina, a vigilância e as capacidades de resposta rápida a surtos, e para que realizem campanhas de alta qualidade e cobertura elevada enquanto a imunização de rotina não for suficiente para proteger todas as crianças.
É essencial garantir financiamento interno sustentável e também novos parceiros, no entanto, isso é agora um desafio crítico para avançar nos esforços rumo a um mundo livre do sarampo.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.





























