Nesta sexta-feira, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos expressou choque com o assassinato de dois homens palestinos em Jenin, na Cisjordânia ocorrida na segunda-feira.
As mortes, registradas em vídeo por um canal de televisão, mostram o que a agência considera como “execução sumária” efetuada pela polícia de fronteira de Israel.
Ocupantes de assentamentos
O caso soma-se a um aumento contínuo de mortes de palestinos por forças de segurança de Tel Aviv e ocupantes de assentamentos, num contexto em que “raramente há responsabilização”, enfatiza o escritório da ONU.
Embora Israel tenha anunciado uma revisão interna do incidente, declarações de um alto responsável do governo “procuram isentar as forças de segurança, levantando dúvidas sobre a credibilidade de qualquer investigação que não seja totalmente independente”.
Os dados publicados revelam que entre 7 outubro 2023 e 27 novembro 2025, forças de segurança e ocupantes de assentamentos mataram 1.030 palestinos na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental. Entre as vítimas estavam 223 crianças.
O alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos, Volker Turk, alerta que a ausência de responsabilização pelo uso ilegal da força permite que a violência e as operações letais continuem sem escrutínio efetivo.
ONU exige investigações independentes
O apelo do chefe de Direitos Hmanos é que sejam realizadas investigações independentes, rápidas e eficazes sobre os assassinatos de palestinos, bem como à responsabilização plena dos autores das violações.
Para ele, a impunidade e a crescente violência devem terminar de imediato, sublinhando a necessidade de mecanismos de investigação eficazes e totalmente independentes do Governo de Israel.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.



























