A passagem do furacão Melissa pela Jamaica atingiu mais de 1,5 milhão de pessoas que perderam suas casas e seus meios de subsistência. Mais de 130 estradas ficaram bloqueadas e as redes de energia e comunicação foram interrompidas.
O Programa Mundial de Alimentos, WFP, está no país apoiando com planos e estratégias o governo jamaicano. Segundo o Escritório de Coordenação de Ajuda Humanitária da ONU, Ocha, os serviços de saúde continuam sob forte pressão.
Resiliência Jamaicana
O diretor do Escritório Multinacional do WFP no Caribe, Brian Bogart, elogiou a resiliência do povo jamaicano, e afirmou que eles “precisam de apoio urgente para manter essa resiliência.” As necessidades mais urgentes continuam a ser alimentos, água, abrigo e medicamentos para as comunidades mais afetadas.
Nos próximos dias, o WFP pretende atender até 200 mil pessoas em todo o país com assistência alimentar e transferências de dinheiro. A meta é apoiar o país na resposta humanitária imediata para uma estratégia de recuperação a longo prazo.
Lama e destroços cobrem as ruas de Santa Cruz, na Jamaica, após a passagem do furacão Melissa
Cuba e Haiti
Em Cuba, a distribuição de alimentos já alcançou 180.000 pessoas em centros de proteção nas províncias de Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo. A informação é do diretor nacional do WFP, Etienne Labande. Ele destacou que o conhecimento local das agências da ONU e a coordenação com as autoridades são fundamentais para garantir uma resposta rápida.
Já no Haiti, pelo menos 30 pessoas morreram devido ao tempo extremo provocado pelo furacão, segundo as autoridades. Estima-se que 1,25 milhão de tenham sido afetados pelo furacão.
A crise humanitária e a insegurança agravaram os desafios de acesso, com grupos armados a controlarem grande parte da capital, Porto Príncipe.
Apesar da grave escassez de financiamento, das restrições e riscos de segurança, a ONU e os seus parceiros continuam a avaliar os danos e a intensificar os esforços para chegar às pessoas necessitadas.
São necessários US$74 milhões para prestar assistência vital a cerca de 1,1 milhão de pessoas em todo o Caribe, e coordenar a logística e as telecomunicações de emergência.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.











