Pelo menos 21 mil crianças em Gaza ficaram com deficiências físicas desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro de 2023.

Nesta quarta-feira, o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência informou que houve “cerca de 40,5 mil crianças nos novos casos de ferimentos relacionados à guerra” quase dois anos do seu início.

Situação sem precedentes

O membro do órgão, Muhannad Salah Al-Azzeh, falou de recentes audiências com diversos envolvidos marcadas por relatos e depoimentos de autoridades, ativistas, feridos, deslocados e centenas de milhares deslocados por várias vezes.

Ele disse que metade das unidades de saúde em Gaza, segundo a OMS, estão parcialmente funcionais.  A situação não tem precedentes para pessoas com deficiência considerando que, ao longo de duas décadas, Gaza esteve num bloqueio. Os serviços básicos antes da guerra, ou dos conflitos armados, eram realmente inacessíveis para pessoas com deficiência.

Há relatos de várias famílias que não conseguem se movimentar devido aos altos custos e desafios

Representantes dos Territórios Palestinos e da Cisjordânia estão entre as pessoas ouvidas na sessão do Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que termina em Genebra.

Em outro desenvolvimento, o Grupo de Gestão de Sítios para o Território Palestino Ocupado revelou profunda preocupação com o agravamento da “catástrofe humanitária” na área de conflito.

Civis exaustos e traumatizados

As operações militares israelenses deslocam à força centenas de milhares de civis que já estão exaustos e traumatizados, segundo a entidade que inclui a Agência da ONU para os Refugiados, Acnur, e a Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinianos, Unrwa.

Com a anunciada intensificação das operações militares na Cidade de Gaza, em 7 de agosto, receia-se que os efeitos sejam “terríveis para as pessoas em locais de deslocamento”. Muitas delas já foram deslocadas por várias vezes do norte.

Há relatos de várias famílias que não conseguem se movimentar devido aos altos custos e desafios, especialmente para idosos ou pessoas com deficiência, e ainda pela falta de um espaço seguro para se instalarem.

Operações militares israelenses deslocam à força centenas de milhares de civis que já estão exaustos e traumatizados

O medo é outra questão que impede a fuga de palestinos que receiam não poder retornar ou estão cansados de fazer deslocamentos repetidos.

Gerenciamento de entulho em Gaza

Ainda nas áreas de conflito, o Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, disse que a remoção e o gerenciamento de entulho em Gaza envolverão o processamento de mais de 50 milhões de toneladas de resíduos.

A operação também envolve um gerenciamento de riscos em larga escala, principalmente em relação aos explosivos que podem ser encontrados durante as atividades.

A agência ressalta que “não é viável garantir um gerenciamento de entulho totalmente isento de riscos em Gaza”, mas considera possível reduzir os riscos associados.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.