Pela primeira vez, a Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, está a fornecer a sua experiência em segurança nuclear a um Grande Prêmio de Fórmula 1.
A agência da ONU está apoiando o Azerbaijão na proteção de participantes e espectadores contra potenciais ameaças envolvendo material nuclear ou radioativo durante a corrida de Baku, marcada para estes 19 e 21 de setembro.
Projeção pública
O circuito de 6 km acolheu dezenas de milhares de espectadores, exigindo medidas de segurança reforçadas devido à elevada projeção pública e mediática do evento.
O diretor-geral da Aiea, Rafael Mariano Grossi, destacou que “eventos de grande escala são alvos prioritários para criminosos, incluindo o possível uso indevido de material nuclear e radioativo”.
Ele sublinhou que o apoio ao Azerbaijão no âmbito da Fórmula 1 é parte de uma vigilância constante para “fechar lacunas críticas e manter a população em segurança”.
Missão técnica no terreno
A pedido do Governo do Azerbaijão, técnicos da Aiea, com especialistas de França, dos Emirados Árabes Unidos e um perito da própria agência da ONU, estiveram em Baku de 9 a 12 de setembro.
O diretor geral da Aiea, Rafael Mariano Grossi
A missão, organizada pela Agência Estatal para a Regulação da Atividade Nuclear e Radiológica do Ministério das Situações de Emergência, incluiu reuniões com autoridades nacionais e a entrega de mais de 100 instrumentos de detecção de radiação cedidos pela Aiea.
Na sessão de abertura, o responsável da agência nacional, Murad Pashayev, agradeceu o apoio recebido e reafirmou o compromisso de “reforçar a cooperação no domínio da segurança e proteção nuclear e radiológica”.
Continuidade e reforço da assistência
O apoio ao evento da Fórmula 1 segue-se à colaboração da Aiea durante a 29.ª Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas, COP29, realizada também na capital do Azerbaijão em novembro passado.
A Agência irá ainda apoiar a segurança nuclear nos Jogos da Comunidade de Estados Independentes em novembro e no Fórum Urbano Mundial, previsto para maio de 2026, ambos em Baku.
Iniciativas semelhantes estão em curso no Brasil, anfitrião da COP30 em novembro, e Marrocos, que acolherá a Taça das Nações Africanas em 2025.
Segurança nuclear em grandes eventos
Desde 2004, a Aiea já prestou assistência técnica em 88 grandes eventos públicos, em 49 países, integrando protocolos de segurança nuclear em estratégias de proteção mais amplas.
Elena Buglova, diretora da Divisão de Segurança Nuclear da Agência, lembrou que “há duas décadas, a Aiea trabalha para garantir que a segurança nuclear seja considerada parte integrante das medidas de proteção em grandes eventos, assegurando a segurança de milhões de pessoas”.
Com a crescente procura de apoio, a Aiea criou em 2023, em Seibersdorf, Áustria, o Centro Internacional de Treino e Demonstração de Segurança Nuclear, a primeira instalação global dedicada a formar especialistas em várias áreas, incluindo medidas para grandes eventos públicos.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.