Começa nesta terça-feira o maior encontro mundial de jovens, o Fórum da Juventude, realizado anualmente na sede da ONU em Nova Iorque.

O evento fortalece a perpectiva de que os jovens não são apenas beneficiários do desenvolvimento sustentável, mas também agentes da mudança, que tem um papel relevante na construção da justiça social e da solidariedade global.

Jovens atuam na proteção do oceano em Portugal

A secretária de Estado e da Igualdade de Portugal, Clara Rodrigues, falou à ONU News sobre a grande consulta que o país está fazendo com os jovens para promover o engajamento da juventude na ação climática.

“Portugal é de facto um país marítimo, um país voltado para o oceano. É um país voltado para toda esta riqueza que é o mar e, portanto, o governo português também está muito voltado para isso. Daí ter criado a Secretaria de Estado do Mar, que está muito voltada para esse país, esse Portugal marítimo que nós também somos e é uma grande preocupação nossa: Os oceanos. A problemática da sustentabilidade, de toda a ação humana no sentido de revitalizar os oceanos, tirarmos proveito dos oceanos sem esgotar os recursos e sem poluir os oceanos e sem contribuir para este desgaste que tem havido dos nossos recursos naturais. A juventude está imensamente envolvida nisso e empenhada nisso também. Nós, inclusive, temos tido oportunidades para auscultar as preocupações da juventude. Aliás, o governo português está a criar a Agenda Nacional da Juventude, promoveu um sem-número de audições, percorreu o país inteiro ouvindo a juventude e ouvindo também as preocupações dos jovens sobre o clima, sobre os novos desafios que estamos a ser confrontados com estas agressões climáticas que temos sofrido”. 

Interação direta com governos

Durante três dias, de 15 a 17 de abril, representantes da juventude de vários países do mundo têm a chance de interagir diretamente com os Estados-membros da ONU para compartilhar conhecimentos, ideias e soluções capazes de acelerar a implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS.

Para as Nações Unidas, os jovens são uma “força poderosa”, que impulsiona a inovação e o progresso em níveis local, nacional e global.

O tema de 2025 é “Promover soluções sustentáveis, inclusivas, baseadas na ciência e em evidências para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, sem deixar ninguém para trás”.

Temas prioritários

A agenda terá como foco ações e compromissos concretos para alguns ODS específicos. Estarão em pauta os objetivos sobre saúde e bem-estar, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, vida abaixo da água e parcerias estratégicas.

Algumas sessões envolvem ainda tremas transversais como a participação dos jovens na formulação de políticas, acesso a “empregos verdes”, oportunidades para a juventude na era digital e desafios como cibersegurança e uso ético da Inteligência Artificial.

O Fórum da Juventude, é convocado pelo Presidente do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, Ecosoc, e organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, Desa.

O evento conta ainda com a contribuição do Escritório da Juventude da ONU, a Rede Interagencial das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Juventude, Ianyd, o Grupo Principal para Crianças e Jovens, Mgcy, e a Reunião Internacional de Coordenação de Organizações Juvenis, Icmyo.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.