A exposição “Vidas Compartilhadas, Futuro Compartilhado” apresenta histórias de quase 200 países e reflete a evolução do espírito e da missão da ONU ao longo do tempo.
Da ajuda humanitária e educação ao desenvolvimento e sustentabilidade, a exposição apresenta histórias reais de indivíduos e comunidades cujas vidas foram transformadas pela missão da ONU.
Aqui estão algumas de suas reflexões pessoais.
Mariam sonha com retorno das escolas da Unrwa
Mariam, ex-estudante nos Territórios Palestinos
Antes do conflito em curso, a UNRWA, agência da ONU que apoia refugiados palestinos, administrava escolas em toda a Faixa de Gaza, oferecendo educação a cerca de 300 mil crianças. Uma delas, Mariam, que estudou em uma escola da Unrwa antes da guerra, disse: “Sentimos falta das escolas da ONU que costumávamos frequentar. Quero que a vida volte a ser como era antes.”
Hoje, a UNRWA, em cooperação com outras agências e parceiros da ONU, fornece ajuda vital em meio à arrasadora crise humanitária.
A refugiada sudanesa Radwa transforma a ajuda humanitária em um projeto de vida.
Milhares de refugiados sudaneses continuam a atravessar fronteira com Chade
Desde o início da guerra no Sudão, em abril de 2023, quase 12 milhões de pessoas foram deslocadas à força dentro e fora do país, com 878 mil pessoas fugindo apenas para o vizinho Chade.
A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, fornece abrigo, alimentação, assistência médica e educação, além de realocação segura de áreas fronteiriças inseguras.
Entre elas está Radwa, que fugiu do Sudão para o Chade. Combinando suas habilidades empreendedoras com a assistência financeira do Acnur, ela abriu uma pequena padaria em casa no campo de refugiados de Farchana.
“Gosto de ajudar as pessoas porque todos precisam de apoio. É por isso que apoio outras mulheres refugiadas para que possamos crescer juntas e ninguém fique para trás. É importante estar ao lado de nossos irmãos e irmãs para ajudá-los a se recuperar”, disse ela.
Menina iemenita escapa de casamento infantil com apoio da ONU
Aos 15 anos, Afaf enfrentou uma escolha impossível para ajudar a família: encontrar trabalho ou se casar com um homem de 40 anos. Em um “Espaço Seguro” apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, ela recebeu aconselhamento e treinamento. O casamento foi finalmente anulado
Aos 15 anos, Afaf enfrentou uma escolha impossível para ajudar sua família: encontrar um emprego ou se casar com um homem de 40 anos.
“Aos 15 anos, fui pressionada a me casar, mas a ONU me ajudou a sair dessa”, disse ela.
Em um “espaço seguro” apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, ela recebeu aconselhamento e treinamento. O casamento acabou sendo cancelado.
Bombeira libanesa conta com equipamento da ONU para enfrentar perigo
Layal, uma bombeira do Líbano.
Como parte de seus programas de resposta a emergências, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, forneceu equipamentos essenciais ao Corpo de Bombeiros de Beirute, na capital do Líbano, tornando as missões dos bombeiros mais seguras e eficazes.
Layal, que também é bombeira, disse: “O novo equipamento fornecido pela ONU melhora muito nossa segurança e prontidão.”
Das drogas a plantações de repolho
Com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, Zahoor e milhares de outros agricultores afegãos fizeram a transição do ópio para a agricultura legal, transformando a terra em uma fonte de esperança e renda sustentável. Isso também está ajudando a tornar o mundo mais seguro contra as drogas
Com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, Zahoor e milhares de outros agricultores afegãos fizeram a transição do cultivo de ópio para a agricultura legal, transformando a terra em uma fonte de esperança e renda sustentável. Isso também está ajudando a tornar o mundo mais seguro contra as drogas.
Com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, o agricultor afegão Zahoor e milhares de outros deixaram de cultivar ópio e passaram a cultivar culturas legais, transformando suas terras em uma fonte de esperança e renda sustentável, contribuindo também para um mundo mais seguro e livre de drogas.
“Com o apoio da ONU, fiz a transição do cultivo de ópio para o cultivo de repolho. Recebi treinamento em agricultura moderna e recebi pesticidas para proteger minhas plantações”, contou Zahoor.
Parques ecoindustriais, uma parceria da ONU para a produção sustentável
Liudmyla, gerente do Parque Ecoindustrial, na Ucrânia
Os parques ecoindustriais unem empresas para melhorar o desempenho e a sustentabilidade.
O Programa Global de Parques Ecoindustriais da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Unidco, apoia esses parques em toda a Ucrânia com apoio político, capacitação e assistência técnica.
Liudmyla, gerente de um parque ecoindustrial na Ucrânia, disse à ONU que “desde 2020, temos cooperado ativamente com a ONU em projetos de economia de energia, o que nos ajudou a reduzir o consumo de gás e eletricidade e a avançar para uma produção mais eficiente em termos energéticos”.
Soluções inovadoras para a água na Malásia
Rabiah trabalha na Autoridade Portuária de Johor, que firmou parceria com a ONU Comércio e Desenvolvimento, Unctad, para projetar e implementar um sistema de economia de água. A rede global de gestores portuários certificados da Unctad está promovendo as melhores práticas, reforçando a cooperação Sul-Sul e impulsionando o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.
Rabia trabalha na Autoridade Portuária de Johor, na Malásia, que firmou parceria com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, para projetar e implementar um sistema de economia de água.
A Rede de Gestão Portuária da agência promove as melhores práticas, apoia a cooperação Sul-Sul e impulsiona o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“Com o apoio da ONU, implementamos uma solução que economiza 10 milhões de litros de água doce todos os anos”, relatou Rabiah.
A exposição também será apresentada em vários locais do mundo e pode ser acessada online.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.