A tempestade tropical Melissa se aproxima do Caribe, criando condições climáticas preocupantes. O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, está liderando ações de preparação e resposta.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que a tempestade está atualmente localizada ao sul do Haiti e da República Dominicana, movendo-se muito lentamente e provocando chuvas intensas e ventos fortes.

Ameaça direta à Jamaica e a Cuba

Embora ainda classificada como tempestade tropical, Melissa deve se intensificar e atingir a categoria de furacão de grande porte nos próximos dias, com ameaça direta à Jamaica e, posteriormente, a Cuba.

O Escritório Regional do Ocha atua em estreita colaboração com a Agência Caribenha de Gestão de Emergências por Desastres, Cdema, com demais equipes da ONU e com autoridades nacionais em Cuba e na Jamaica para coordenar as ações que incluem o pré-posicionamento de suprimentos emergenciais e prontidão de equipes de assistência.

Turistas na praia de Negril, um destino popular na costa sul da Jamaica

US$ 4 milhões para assistência ao Haiti

No Haiti, as previsões meteorológicas alertam para enchentes repentinas e deslizamentos de terra com risco de morte nas regiões do sul do país, neste fim de semana, bem como no início da próxima.

As chuvas fortes já causaram duas mortes no Haiti além de ferir uma pessoa num deslizamento de terra em Fontamara, subúrbio da capital Porto Príncipe.

As autoridades haitianas emitiram alerta laranja para os departamentos do Oeste, Grand’Anse, Nippes, Sul e Sudeste, orientando a população a evitar áreas de alto risco e a seguir as instruções oficiais.

Conforme anunciado esta semana, o Fundo Central de Resposta a Emergências da ONU já alocou US$ 4 milhões para que o Programa Mundial de Alimentos, WFP, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e a Organização Internacional para Migrações, OIM, possam apoiar mais de 100 mil pessoas vulneráveis antes da chegada da tempestade.

Inundações e deslizamentos

A assistência inclui o pré-posicionamento de suprimentos de emergência e materiais para abrigos, ajuda em dinheiro para que famílias possam adquirir itens essenciais, e estoques de alimentos distribuídos estrategicamente pelo país.

As fortes chuvas causaram inundações e danos em diversos departamentos. Uma ponte foi destruída no Nordeste, casas foram danificadas no Noroeste, e enchentes foram registradas nos departamentos de Artibonite e Centro.

Avisos de alerta antecipado foram amplamente divulgadas, incluindo envio de mensagens de texto para 3,5 milhões de pessoas.

A ONU e seus parceiros continuarão apoiando as autoridades haitianas, que lideram os esforços de preparação e resposta, para garantir uma ação coordenada, eficiente e rápida antes e depois da tempestade.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.