O Dia Mundial do Transporte Sustentável, marcado neste 26 de novembro, reconhece o papel essencial de sistemas de transporte seguros, acessíveis, económicos e sustentáveis para o crescimento económico, o bem-estar social e a redução de emissões.

Na mensagem para o primeiro Dia Mundial do Transporte Sustentável, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que o transporte continua a impulsionar o desenvolvimento económico e social, mas ao mesmo tempo “está a alimentar o caos climático”. O secretário-geral defende uma mudança imediata para soluções resilientes, eficientes e de baixo carbono.

Motor de desenvolvimento, mas também de carbono

Guterres destacou que o transporte funciona como “o sistema circulatório do mundo”, permitindo a circulação de pessoas e bens, criando empregos e apoiando a prosperidade global.

Contudo, lembrou que 91% da energia utilizada no transporte motorizado terrestre, marítimo e aéreo ainda provém de combustíveis fósseis, o que torna o setor um dos mais difíceis de descarbonizar.
O secretário-geral insistiu que abandonar a dependência de combustíveis fósseis é essencial para travar o aquecimento global.

Ônibus elétrico é carregado em terminal no Chile. Processo dura 2,5 horas.

Soluções verdes e políticas de incentivo

Guterres afirmou estar convencido de que a humanidade é capaz de construir sistemas de transporte resilientes e de baixo carbono, sustentados por fontes de energia renovável.

Apontou caminhos como veículos elétricos e solares, combustíveis renováveis para aviação, grandes investimentos em transportes públicos verdes, mecanismos de taxação do carbono e subsídios a combustíveis de baixo carbono.

Para o secretário-geral, estas medidas podem “orientar as sociedades para um caminho mais limpo e sustentável, para as pessoas e para o planeta”.

Década para o Transporte Sustentável

À medida que a comunidade internacional se prepara para lançar a Década das Nações Unidas para o Transporte Sustentável (2026–2035), o Dia ganha novo significado, destacando o contributo do setor para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e incentivando novas soluções, recursos e parcerias globais.

Na região Ásia-Pacífico, o Dia reforça a necessidade de aprofundar a cooperação, demonstrando como políticas, tecnologias e investimentos já estão a criar um transporte mais eficiente, acessível e alinhado com o clima. A Comissão Económica e Social para a Ásia e o Pacífico, Escap, desempenha um papel central ao apoiar políticas baseadas em evidências, fortalecer a cooperação regional e ajudar países a mobilizar capacidades e financiamento para avanços no setor.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.