Este 30 de julho é o Dia Internacional contra o Tráfico de Pessoas.

Em mensagem, o secretário-geral da ONU afirmou que esse é um crime hediondo e uma grave violação dos direitos humanos.

António Guterres disse que o tráfico humano é “um empreendimento brutal e altamente organizado, baseado em engano, coerção e exploração.”

Golpes cibernéticos

É ainda um dos crimes que mais crescem.

Dados do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, indicam que 74% dos traficantes de seres humanos operam em grupos de crime organizado.

Em 2022, pessoas de 162 nacionalidades foram traficadas para 128 países.

O secretário-geral da ONU lembra que os criminosos exploram brechas legais, infiltram-se em indústrias e cadeias de suprimentos legítimas, aproveitam-se dos fluxos migratórios e usam a tecnologia para recrutar, controlar e abusar – inclusive por meio da exploração sexual online ou forçando as vítimas a participar de golpes cibernéticos.

Desmantelar redes criminosas

Para Guterres, o mundo tem que responder com unidade e urgência.

O Unodc ressalta que cerca de 70% dos investigados, processados e condenados por tráfico em 2022 eram homens. As vítimas africanas foram o grupo mais traficado.

Este ano, a campanha contra o tráfico de pessoas destaca o papel vital das autoridades policiais e do sistema de justiça penal para desmantelar as redes de tráfico organizado, garantindo, ao mesmo tempo, uma abordagem centrada na vítima.

A ONU acredita que o público deve estar mais alerta para denunciar  casos suspeitos de tráfico.

Os criminosos estão cada vez mais adeptos das plataformas da internet, incluindo canais de rede social, sites de marketplace online e páginas da web independentes, para recrutar vítimas e atrair “clientes”.

Prevenir exploração

O líder das Nações Unidas acredita que é preciso forjar alianças fortes com a sociedade civil e o setor privado, incluindo empresas de tecnologia para conscientizar e promover canais de denúncia para prevenir a exploração e proteger os vulneráveis.

Neste Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas é preciso exigir prestação de contas e construir um mundo onde ninguém seja comprado, vendido ou explorado.

Para participar da campanha, compartilhe as mensagens sobre o Dia Internacional com o hashtag #EndHumanTrafficking

Doe para o Fundo Voluntário da ONU para Vítimas do Tráfico que leva assistência e proteção às vítimas.

Participe da Comunidade Coração Azul e confira mais ideias sobre como apoiar a campanha.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.