Neste sábado, 5 de julho de 2025, comunidades ao redor do mundo se reúnem para celebrar o Dia Internacional das Cooperativas. O tema deste ano é: “Cooperativas Impulsionando Soluções Inclusivas e Sustentáveis para um Mundo Melhor”.
Essas entidades consistem em empresas administradas por e para seus membros. Elas mostram como é possível construir comunidades fortes priorizando as pessoas e o planeta, ao invés do lucro.
Empregos para 280 milhões de pessoas
Atualmente existem 3 milhões de cooperativas no mundo e mais de 12% da população mundial faz parte de alguma delas. As 300 maiores relatam um faturamento total de US$ 2,4 bilhões.
O modelo de associação aberta proporciona um caminho para a eliminação da pobreza. Isso decorre do princípio da participação econômica dos membros, que contribuem de forma equitativa e controlam democraticamente o capital gerado.
Segundo a ONU, as cooperativas geram empregos ou oportunidades de trabalho para 280 milhões de pessoas, o equivalente a 10% da mão-de-obra global.
Elas também promovem a igualdade externa. Por serem comunitárias, elas estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável de suas áreas de atuação, nos níveis ambiental, social e econômico.
Apesar do foco na comunidade local, as cooperativas também buscam levar os benefícios de seu modelo econômico e social a todos.
Cooperativa Brisas del Aguán, Tocoa, Honduras..Um fazendeiro olha para o rio Aguan, próximo à cooperativa
Sociedades mais justas e resilientes
De acordo com as Nações Unidas, o movimento cooperativo é “altamente democrático, localmente autônomo e internacionalmente integrado”.
A celebração da data marcada neste 5 de julho é considerada emblemática, pois 2025 é o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pelas Nações Unidas.
Esse é um momento raro, que acontece uma vez a cada década, para destacar o papel vital dessas entidades na criação de sociedades mais justas e resilientes.
O Dia Internacional também se conecta a dois grandes esforços globais da ONU. O primeiro é o Fórum Político de Alto Nível, que está revisando os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O encontro será em Nova Iorque, de 14 a 18 de julho.
O segundo é a Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social, marcada para 4 a 6 de novembro em Doha, no Catar.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.