Neste 12 de maio, começa a Oitava Semana das Nações Unidas sobre Segurança Global nas Estradas. Todos os anos, quase 1,2 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito e mais de 25% dessas vítimas estavam a pé ou de bicicleta.

A Semana reúne centenas de organizações e governos em todo o mundo para exigir ações urgentes de proteção.

Apenas 0,2% das ruas com ciclovias

A Aliança Global de ONGs para Segurança das Estradas está mobilizando mais de 400 entidades em 100 países para apoiar a campanha.

Este ano, o evento foca na segurança de caminhar e pedalar como tema da Organização Mundial da Saúde, OMS, que organiza a Semana.

A agência lembra que, todos os dias, 3,2 mil pessoas morrem nas estradas. E que 80% das ruas de todo o mundo não têm padrões de proteção e segurança para pedestres.

E apenas 0,2% delas tem ciclovias. A OMS lançou um nova guia para ajudar governos a promover mobilidade com ações consideradas ambiciosas a new toolkit.

Foto Banco Mundial: Simone D. McCourtie

Motociclistas, pedestres e ciclistas são considerados usuários vulneráveis das vias por circularem com mínima proteção.

Pedestres e ciclistas ajudam as cidades

O diretor-geral da agência, Tedros Ghebreyesus, lembra que pedalar e caminhar tornam as cidades mais sustentáveis. Segundo ele, cada passo e cada viagem de um ciclista ajudam a diminuir engarrafamentos, a reduzir doenças e a poluição do ar.

Para a OMS, apesar dos benefícios, menos de um terço dos países tem políticas nacionais para promover caminhadas e pedaladas.

Dentre as propostas do novo guia da OMS estão:

  • Integração de pedestres e ciclistas no transporte, políticas de saúde, educação e meio ambiente.
  • Construção de vias e infraestruturas seguras, vias e cruzamentos protegidos para transeuntes.
  • Imposição de limites de velocidades seguros alinhados com as melhores normas globais.
  • Promover o uso seguro das estradas através de políticas públicas de conscientização e comportamento com campanhas para mudança.
  • Uso de incentivos financeiros para encorajar a mobilidade ativa.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.