A ministra portuguesa do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, participa na 62ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social da ONU em Nova Iorque. 

Falando à ONU News, a representante destacou haver espaço no seu país para implementar novas formas de trabalho e partilhar competências com nações lusófonas. Portugal teve a segunda taxa anual mais baixa de desemprego dos últimos 12 anos. 

720 mil trabalhadores estrangeiros em 2023

“Nós tínhamos previsto 6,7% de taxa desemprego e ficou em 6,6% de taxa de desemprego. É particularmente relevante num contexto em que temos uma incerteza internacional a acontecer. Mas que o emprego em Portugal tem sido praticamente um grande motor de resistência, mas também de crescimento da economia. É particularmente interessante olhar para os números, porque não é só a taxa de desemprego, historicamente, como estamos com o recorde do número de pessoas a trabalhar em Portugal.”

Ao ressaltar o aumento de trabalhadores estrangeiros para um máximo histórico, a ministra destacou a esperança de novo impulso em formas de cooperação em favor de talentos no espaço lusófono.

“Nós, em 2023, ultrapassamos pela primeira vez os 5 milhões de trabalhadores em Portugal a trabalhar. Isso significa mais 1,2 milhão de pessoas do que tínhamos há oito anos e com um forte contributo nomeadamente de estrangeiros. Nós olhamos para a evolução dos estrangeiros a trabalhar em Portugal. Passamos de cerca de 150 mil trabalhadores estrangeiros a trabalhar, e a fazerem parte formalmente da segurança social, para cerca de 720 mil trabalhadores em 2023. Destes 720 mil trabalhadores, para percebermos um bocadinho aqui a dimensão, cerca de 300 mil são oriundos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. Isto mostra bem a ligação entre os países e a grande oportunidade de circulação de talentos. O talento é o maior ativo da língua portuguesa.”

No evento, a representante destacou que nações lusófonas têm a capacidade de ser o exemplo de parcerias de Cooperação Norte-Sul para investimento numa formação orientada para áreas inovadoras promovendo a circulação de talentos.

Parcerias com países lusófonos

Ana Medes Godinho participou recentemente no lançamento do Acelerador Global das Nações Unidas sobre o Trabalho e Proteção Social em Cabo Verde. 

Ela destacou que a parceria de investimento na formação é essencial para nações como Portugal, onde a digitalização, o turismo, a transição ambiental, a tecnologia e a construção civil são áreas prioritárias, tal como em Cabo Verde.

“Estamos a fazer uma parceria neste centro de excelência que está a acontecer em Cabo Verde, no fundo assumindo que é assim que os dois países ganham e que isso tem a ver com o nosso objetivo de alargar este tipo de cooperação aos vários países da Cplp. Aliás, já estamos neste momento com parcerias na formação nomeadamente com Moçambique e em Timor-Leste, procurando trabalhar e identificar com cada um dos países as áreas-chave que cada um considera nesta parceria conjunta.”

Portugal vê o tipo de parceria como foco para debates na Cúpula Social a ser realizada em 2025, promovendo “formas diferentes de olhar para a cooperação com maior inclusão” de estrangeiros.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.