Genebra acolhe desde esta terça-feira a cúpula “AI for Good”, ou “Inteligência Artificial para o Bem”, organizada pela União Internacional de Telecomunicações, UIT, e outras agências das Nações Unidas na Suíça.

Falando aos representantes de todo o mundo, a secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, disse que a atual geração é mais do que a geração da IA, mas “a geração determinada a moldá-la para o bem.”

Tecnologia em evolução

A chefe da agência ressaltou que é preciso continuar a enfrentar este momento, independentemente da velocidade com que a tecnologia evolui, insistindo em colocar a IA a serviço de todas as pessoas e do planeta.

Com IA, aumentam as preocupações com os riscos à segurança

Bogdan-Martin anunciou o lançamento do Desafios de Jovens Robótica para o Bem para a Segurança Alimentar. A meta é garantir um evento de robótica em parceria com a FAO. Pelo menos 50 países foram confirmados para multiplicar iniciativas de jovens inovadores em transformar sistemas alimentares.

Já o diretor-geral da FAO ressaltou que é hora de ultrapassar as limitações da conectividade e de promover a capacidade de participação de jovens nas revoluções digitais e de inteligência artificial.

Qu Dongyu disse haver mais de 2,6 bilhões de pessoas ainda carecendo de acesso à internet. Somente 26% de residentes em países de baixa renda podem usá-la. O chefe da FAO lembrou que somente um quinto de habitantes da África Subsaariana tem banda larga.

Sistemas de inteligência artificial

A OIT realça que a ascensão dos sistemas de inteligência artificial como “IA agêntica” como modelos de IA poderosos e de baixo custo está tornando a inteligência artificial mais barata, mais amplamente disponível e potencialmente mais eficiente. Os ganhos são em termos de energia, mas também podem trazer dificuldades em regular.

Somente 26% de residentes em países de baixa renda podem usar a internet

© Pnud Moçambique/Cynthia R Matonhodze

Com previsões de líderes do setor de que a IA chegará a nível humano dentro de dois a três anos, aumentam as preocupações com os riscos à segurança, o enfraquecimento das barreiras de proteção e o desafio da governança responsável.

A UIT aponta essas questões como estando no centro da agenda da Cúpula Global AI pelo Bem 2025, a principal plataforma das Nações Unidas para o avanço da IA ​​a serviço do desenvolvimento sustentável.

Urgência de manter a inovação

Nos quatro dias do evento, a cúpula avaliará o progresso em robótica avançada, a mobilidade autônoma, a computação quântica, a IA no espaço e as interfaces cérebro-computador.

Doreen Bogdan-Martin disse que à medida que o desenvolvimento da IA ​​acelera, também aumenta a urgência de manter a inovação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A secretária-geral da UIT considera que o mundo se une para garantir que essas tecnologias sejam seguras, responsáveis ​​e não deixem ninguém para trás.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.