A Organização Internacional para Migrações, OIM, destacou profissionais de emergência para Rio Bonito do Iguaçu, no sul do Brasil, após o violento tornado, de categoria EF3, que atingiu o município em 7 de novembro.
O grupo está prestando assistência imediata às famílias afetadas e apoiando os esforços de recuperação liderados pelas autoridades locais.
Estado de emergência
Com ventos de até 250 km/h, o tornado destruiu 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu, localizada a quase 400km de Curitiba, capital do do Paraná. Várias infraestruturas essenciais como casas, escolas e instalações de saúde foram destruídas.
De acordo com autoridades, sete pessoas perderam a vida e mais de 800 ficaram feridas. O tornado também cortou a energia elétrica de cerca de 2 mil moradores e deixou centenas de famílias desalojadas.
O Governo do Paraná declarou estado de emergência apontando o tornado como um dos desastres mais graves já registrados na região.
Para responder à crise, a OIM enviou um grupo de 11 especialistas em gestão de abrigos, saúde, proteção, gestão de informações e recuperação.
A agência está trabalhando com a Força Nacional do Sistema Único de Assistência Social, o mecanismo de resposta a emergências do Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência, Família e Combate à Fome, para fornecer ajuda rápida às comunidades afetadas, incluindo coordenação de emergências, abrigos temporários e acesso a programas de proteção social e benefícios.
Papel importante nas inundações de 2024
O chefe da missão da OIM no Brasil, Paulo Caputo, afirmou que a situação no Rio Bonito do Iguaçu é difícil de testemunhar, e que a prioridade é garantir que ninguém seja deixado para trás. “Proteger vidas, restaurar a dignidade e ajudar as famílias a reconstruir continuam sendo fundamentais para a nossa missão.”
A OIM já havia desempenhado um papel fundamental em 2024, durante as inundações no Rio Grande do Sul, que afetaram mais de 2 milhões de pessoas. Na altura, liderou a gestão de centros de acolhimento humanitário em Porto Alegre e Canoas, que forneceram abrigo de emergência, serviços básicos e possibilidade de reconstrução para mais de mil pessoas deslocadas.
A experiência reforça o compromisso da OIM em fortalecer a resiliência das comunidades frente a desastres cada vez mais frequentes e graves.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.



























