As forças de segurança no Afeganistão desrespeitaram acordos estabelecidos com a ONU e impediram funcionárias nacionais e internacionais da organização de entrarem nos complexos das Nações Unidas, em Cabul.

As restrições estenderam-se a todos os escritórios locais da ONU, após comunicação verbal e escrita das autoridades, e afetaram várias agências que atuam no país, colocando em risco a continuidade da assistência humanitária às vítimas do terremoto.

Assistência em risco

A ONU recebeu relatos de que as forças de segurança têm bloqueado viagens de funcionárias nacionais para zonas de apoio ao terremoto, onde se encontram muitas mulheres e meninas.

Foram ainda impedidas de aceder a locais operacionais junto às fronteiras com o Paquistão e o Irã, por onde regressam centenas de cidadãos.

Caminhões sendo carregados em Cabul com itens de ajuda emergencial rumo às áreas afetadas após o devastador terremoto no Afeganistão

As ações das autoridades quebram acordos prévios que permitiam a prestação de assistência em todo o país, de forma culturalmente adequada e baseada em princípios, assegurando que mulheres pudessem apoiar diretamente outras mulheres.

Resposta da ONU

A proibição da circulação do pessoal e a obstrução das operações constituem uma violação das regras internacionais sobre privilégios e imunidades do pessoal das Nações Unidas.

A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão, Unama, juntamente com agências, fundos e programas no local, implementaram medidas provisórias para proteger o pessoal e avaliar formas de manter o trabalho essencial.

As Nações Unidas estão em diálogo com as autoridades de facto, e apelam ao levantamento imediato das restrições, consideradas profundamente preocupantes face às contínuas limitações impostas aos direitos das mulheres e meninas no Afeganistão.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.