A ONU alertou para a necessidade de se contratar 44 milhões de docentes capacitados e com formação adequada, para garantir o compromisso mundial de educação de qualidade até 2030.

Durante a abertura da Cimeira Mundial sobre Professores, em Santiago do Chile, a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, afirmou que, em todo o mundo, os docentes estão sobrecarregados, com pouco apoio e em número insuficiente. Segundo ela, a contratação dos docentes precisará de US$ 120 bilhões em salários anuais até 2030.

Fuga de Talento

A vice-secretária-geral declarou que muitas profissionais foram obrigadas a abandonar as próprias carreiras para cuidar da família, mesmo sendo essa uma profissão dominada por mulheres.

Ao mesmo tempo, docentes jovens abandonam a carreira logo na estreia por causa dos baixos salários, sobrecarga de trabalho, poucas oportunidades de progressão e falta de reconhecimento.

Um professor interage com alunos de uma escola em Dollow, no sul da Somália, muitos dos quais são deslocados internos

Apesar de reconhecer que o número de crianças escolarizadas é o mais alto de sempre, Mohammed alertou que “mais de 40% da população mundial vive em países onde os governos gastam mais em juros da dívida do que com educação ou saúde”.

Mais de um terço fora da escola

Em nações de rendimento baixo, 36% das crianças e jovens estão fora da escola, em comparação com apenas 3% em países de rendimento elevado.

A vice-secretária-geral apresentou cinco áreas-chave de ação:

  1. Valorizar a profissão de ensinar com salários justos, contratos estáveis, turmas adequadas e formação contínua.
  2. Aumentar o financiamento da educação, priorizando investimentos nacionais e o alívio da dívida
  3. Promover a igualdade de género, com maior participação de mulheres na tomada de decisões
  4. Capacitar professores como co-criadores de ferramentas digitais.
  5. Garantir a proteção e segurança de professores em contextos de conflito

A Cúpula Mundial sobre Professores é uma iniciativa da Unesco com o Governo do Chile.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.