O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, publicou um resumo de sua atuação no Haiti este ano. Num cenário marcado por agravamento da insegurança e da crise humanitária, as crianças do país seguem afetadas no acesso à educação, à saúde e à proteção.
A agência está focando na reintegração escolar de menores deslocados, no apoio psicossocial, tratamento da desnutrição e no reforço de serviços básicos. O Haiti está enfrentando, há anos, uma séria crise política e de segurança.
Espaços improvisados
O Unicef informou que mais de 11 mil crianças, deslocadas pela violência, retornaram ao sistema escolar durante o ano, enquanto outras 3.842 tiveram acesso a espaços temporários de aprendizagem.
No mesmo período, 22 escolas foram construídas ou reabilitadas e 19 relocalizadas para garantir ambientes de aprendizagem mais seguros e funcionais.
A agência também distribuiu kits escolares, livros didáticos em crioulo haitiano, a língua local, e materiais de apoio para crianças com deficiência, além de apoiar centros de educação pré-escolar.
No Haiti, uma em cada quatro crianças está fora da escola e 3,3 milhões de crianças precisam de assistência humanitária para sobreviver.
Apoio psicossocial
A saúde mental das crianças foi identificada como uma prioridade central. Mais de 97 mil beneficiaram-se do suporte psicossocial e de saúde mental no quadro da resposta de emergência.
Através do programa Edupol e de parcerias locais, mais de 200 mil foram apoiadas para mitigar os impactos do trauma associado à violência, ao deslocamento e a choques recorrentes.
Ainda na saúde, o Unicef indicou que mais de 46 mil crianças abaixo de cinco anos foram tratadas contra desnutrição aguda grave ao longo de 2025.
O Fundo também apoiou campanhas de vacinação, permitindo que mais de 187 mil crianças recebessem a terceira dose da vacina pentavalente. Em paralelo, agentes comunitários de saúde foram mobilizados para rastrear e tratar casos de desnutrição em comunidades vulneráveis.
Água, saneamento e higiene
Mais de 33 mil crianças em 129 escolas receberam programas de água, saneamento e higiene como parte dos serviços Wash melhorados, contribuindo para ambientes escolares mais saudáveis.
A agência da ONU reforçou a preparação para surtos de cólera, com funcionários em vários departamentos para controlar surtos e tratar de casos suspeitos.
De acordo com o Unicef a violência armada de grupos armados que controlam vários territórios continua a afetar milhões de pessoas no Haiti, incluindo um elevado número de crianças fora da escola e famílias a viver em condições de insegurança alimentar.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.


























