O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, soou um alarme, na quinta-feira, sobre a situação crítica de crianças na Ucrânia.

Pelo menos 70% dos menores não têm acesso a bens e serviços básicos. São 3,5 milhões de crianças precisando de alimentação adequada ou abrigo, roupas, aquecimento em casa e material escolar.

Oportunidades futuras

Segundo a agêcia da ONU, a ‘privação material’ aumentou de cerca de 18% em 2021, antes da invasão da Rússia à Ucrânia, que ocorreu em fevereiro de 2022.

A situação está afetando as crianças a se desenvolver a longo prazo assim como suas condições de educação e saúde e oportunidades futuras.

A diretora-executiva do Unicef, Catherine Russell, afirma que as crianças continuam sendo arrasadas pela guerra na Ucrânia.

Cerca de 2.786 foram mortas ou mutiladas desde fevereiro de 2022.

Sem espaço para brincar

Um terço dos menores no país vivem em casas sem abastecimento de água e esgoto, e quase metade das crianças não tem acesso a um espaço para brincar em casa ou ao ar livre.

A Ucrânia também enfrenta sérios desafios demográficos, com uma queda de 35% na taxa de natalidade e milhões de mulheres e crianças tendo fugido do país.

Acesso contínuo a serviços sociais, educação e saúde inclusivos e de qualidade para todas as crianças e suas famílias é essencial, especialmente para crianças que vivem perto das linhas de frente, crianças com deficiência, aquelas em instituições e famílias acolhedoras, e crianças deslocadas de seus lares.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.