Um navio com bandeira da Grécia foi atacado no domingo enquanto passava ao largo da costa do Iêmen, 95 km a sudoeste do porto de Hodeida. O ato que envolveu pequenas embarcações e veículos aéreos não tripulados é considerado um “incidente grave” em comunicado das Operações Marítimas de Comércio do Reino Unido. 

De acordo com essas autoridades militares, na embarcação de bandeira grega não estavam cidadãos gregos e o navio está afundando. 

Equipe de segurança armada 

A embarcação foi cercada por pequenas lanchas que abriram fogo com armas leves e lançaram granadas. A equipe de segurança armada do navio revidou. 

No 134º Conselho da Organização Marítima Internacional, OMI, o secretário-geral, Arsenio Dominguez, disse ter recebido relatos do ataque de que o navio passava pelo Mar Vermelho no sudoeste de Hodeida. Até a manhã desta segunda-feira, não havia relatos de feridos entre a tripulação. 

Corredor vital para o comércio 

Na intervenção, o chefe da OMI pediu a todas as partes que exerçam moderação reiterando que sejam evitadas quaisquer ações que possam agravar ainda mais as tensões na região.  

OMI diz que segurança e o bem-estar dos trabalhadores marítimos devem ser uma prioridade em todos os momentos

Dominguez disse que a segurança e o bem-estar dos trabalhadores marítimos “devem ser uma prioridade em todos os momentos”. 

O chefe da OMI afirmou que o navio estava sendo abandonado pelos tripulantes após o ataque, o que marca a gravidade do ato que acontece no corredor vital para o comércio, após uma campanha de meses dos rebeldes houthis do Iêmen. 

Segundo agências de notícias locais, o graneleiro grego Magic Seas sofreu as primeiras investidas pouco antes da meia-noite após um alerta divulgado pelo Exército de Israel sobre possíveis atos contra portos controlados pelos houthis, incluindo Hodeida. 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.