Novos alertas de neve e vento foram emitidos no Reino Unido antes da chegada da tempestade Goretti, prevista para atingir várias regiões europeias até esta sexta-feira.
A Organização Meteorológica Mundial, OMM, deixou alertas em todo o continente europeu incluindo nações como França, Países Baixos, Dinamarca e Reino Unido.
Neve, gelo e acidentes rodoviários
As condições consideradas perigosas, que incluem gelo nas estradas, neve intensa, nevascas e ventos fortes, já provocaram acidentes fatais, fechamentos de pontes e avenidas e transtornos em transportes aéreos e ferroviários.
No Reino Unido, os alertas para a saúde permanecem e a circulação continua fortemente condicionada devido ao frio intenso. As autoridades chamaram a atenção dos condutores para o risco de gelo negro nas estradas, descrito como “muito perigoso e quase impossível de detectar”.
Segundo agências de notícias, na cidade de Reading, perto de Londres, nove crianças ficaram feridas após uma colisão entre um ônibus escolar e um outro coletivo com passageiros. No norte e nordeste da Escócia, mais de 400 escolas permanecem encerradas e algumas habitações ficaram sem eletricidade, tendo a região notificado quedas de neve muito intensas.
Serviços do trem Eurostar, incluindo ligações entre Londres e Amsterdã, Roterdã e Paris, foram cancelados ou sofreram atrasos devido às condições meteorológicas adversas.
Mortes e cancelamentos em vários países europeus
No continente europeu, pelo menos seis pessoas morreram em incidentes relacionados com o mau tempo. Somente na França, as autoridades anunciaram que 38 áreas seriam colocadas sob alerta laranja devido à neve e ao gelo.
As condições perigosas mataram cinco pessoas, sendo três em dois acidentes causados por gelo preto, em Landes, no sudoeste do país e outras duas em acidentes rodoviários na capital, Paris.
Nos Bálcãs, uma mulher morreu em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, depois de uma árvore carregada de neve ter caído sobre ela. Na cidade, foram registados cerca de 40 centímetros de neve.
Aeroportos e comboios fortemente afetados
Centenas de voos foram cancelados em vários aeroportos europeus. O aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, desmarcou cerca de 40% dos voos durante várias horas na manhã desta quarta-feira para retirar a neve das pistas.
Nos Países Baixos, mais de 400 voos foram cancelados no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, com mais de 600 cancelamentos adicionais previstos.
Passageiros descreveram a situação como “caótica, inaceitável e frustrante” devido à falta de informação e longas filas.
As viagens ferroviárias também tiveram transtorno, tendo sido suspensos todos os serviços ferroviários nos Países Baixos na terça-feira de manhã devido à falha informática.
O percurso Amsterdã-Paris do Eurostar teve sofreu cancelamentos e atrasos ao longo do dia.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.
































