Após atravessar a Grécia e o Chipre no início da semana, a tempestade Byron já provocou inundações em diferentes locais onde famílias vivem em abrigos precários.

A Organização Internacional para as Migrações, OIM, alerta que as chuvas, que devem continuar nas próximas horas, pioram ainda mais as condições já frágeis de milhares de pessoas em busca de refúgio em áreas superlotadas e sem infraestrutura adequada.

Centenas de locais afetados

De acordo com a OIM, as águas das chuvas invadiram centenas de locais de deslocamento. Apesar do cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro, os palestinos deslocados continuam a viver em espaços minúsculos, com pouca proteção contra a subida dos níveis de água.

A OIM já enviou mais de um milhão de itens de abrigo, incluindo tendas impermeáveis, cobertores térmicos e lonas. Muitos destes materiais não resistem a inundações.

Com o avanço das águas, aumenta também o risco de surtos de doenças e outros perigos de saúde pública.

Pessoas caminham por um bairro destruído da cidade de Gaza

Restrições de acesso dificultam a resposta humanitária

A OIM alerta que materiais essenciais para reforçar os abrigos, como kits de ferramentas, sacos de areia, bombas de água, madeira e madeira compensada, continuam sujeitos a restrições de entrada em Gaza.

A diretora-geral da OIM, Amy Pope, apelou ao aumento urgente do acesso humanitário, sublinhando que as famílias precisam de apoio “imediato e sem entraves” para se protegerem das condições cada vez mais severas.

Parceiros locais relatam danos graves

Organizações locais descrevem destruição generalizada causada pelas inundações. O Conselho Palestino de Habitação, parceiro da OIM, relatou que a água entrou em tendas desgastadas, danificando colchões e pertences pessoais.

Com os palestinos confinados a menos de 50% de Gaza e com a grande destruição da infraestrutura, as tentativas de controlar as cheias têm sido limitadas e muitas vezes improvisadas.

© Unicef/Mohammed Nateel

Duas crianças limpam os destroços do lado de fora de uma tenda na cidade de Gaza

Monitorização contínua e apoio no terreno

Antes, o Programa de Monitorização de Necessidades e População da OIM identificou mais de 140 mil pessoas afetadas pelas primeiras chuvas, em mais de 219 locais de deslocamento ativos.

Com base nestas avaliações, a agência da ONU continua a apoiar intervenções para melhorar a drenagem, reorganizar a estrutura dos locais e reforçar o acesso a serviços essenciais.

A colaboração com agências no terreno continua a reforçar a necessidade urgente de maquinaria pesada, mais itens de abrigo e início de esforços de recuperação para permitir que comece a reconstrução de Gaza.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.