A Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, apelou aos países das Américas para que reforcem a vigilância e a preparação dos sistemas de saúde em resposta à circulação simultânea da gripe sazonal e do vírus sincicial respiratório, VSR. 

O alerta epidemiológico, divulgado atualiza um aviso de 4 de dezembro de 2025, que advertia para a possibilidade de uma temporada respiratória mais precoce ou intensa do que o habitual.

Aumento constante da atividade da gripe

A nível global, a atividade da gripe tem aumentado constantemente desde outubro de 2025, com predominância do A H3N2 e sinais precoces de atividade sazonal em vários países do Hemisfério Norte. Ao mesmo tempo, a circulação do VSR mostra uma tendência gradual de aumento.

Opas apelou aos países das Américas para que reforcem a vigilância e a preparação dos sistemas de saúde

Nas Américas, a taxa de positividade da gripe mantém-se acima de 10% no Hemisfério Norte, com aumentos sustentados na América do Norte e Central. No Caribe, aproximam-se dos 20%, com predominância  do vírus A H3N2.

Embora a gravidade geral da temporada seja, até ao momento, comparável a anos anteriores, sem excesso de mortalidade, alguns países reportam níveis de atividade superiores a temporadas recentes.

A Opas receia uma pressão adicional sobre hospitais e clínicas durante o resto do inverno no Hemisfério Norte, onde um início precoce e rápido da circulação da gripe levou a disparar as hospitalizações e consultas ambulatórias.

Vacinação como prioridade

O assessor regional da Opas em epidemiologia de doenças epidémicas e pandémicas, Marc Rondy, sublinhou que “a circulação simultânea da gripe e do VSR é um desafio significativo que nos obriga a priorizar a vacinação”. 

A agência destaca que as vacinas atualmente disponíveis contra a gripe são eficazes na prevenção de hospitalizações e apela aos países para que alcancem uma elevada cobertura vacinal, sobretudo entre os grupos de maior risco.

Entre as recomendações, a Opas inclui o reforço da vigilância integrada da gripe, do VSR,  da Covid-19 e de outros vírus respiratórios, bem como a atualização e adequação dos planos de resposta dos serviços de saúde.

A Opas recorda ainda que medidas simples de prevenção continuam sendo eficazes, como lavar frequentemente as mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, usar máscara em ambientes fechados quando houver sintomas respiratórios e permanecer em casa em caso de febre ou sinais de infeção.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.