As Nações Unidas acolhem entre 30 de junho a 3 de julho a 4ª. Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, FFD4, em Sevilha, Espanha com mais de 370 reuniões paralelas.
A vice-secretária-geral, Amina Mohammed, falou a jornalistas, na sede da ONU, que o momento de esperança,10 anos após a adoção da Agenda de Ação de Adis Abeba.
Fluxos financeiros
O acordo, adotado na ONU em 2015, define a ação para financiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, e enfatiza o impulso aos fluxos financeiros públicos e privados, nacionais e internacionais para alcançar essas metas globais.
Mohammed disse que mesmo com a situação econômica complicada, o mundo tenta enfrentar desafios macroeconômicos como o alto fardo de dívida, redução de ajuda e alta restrições comerciais. Segundo ela, o sistema atual não está cumprindo a promessa para as pessoas que mais precisam.
A agenda inclui compromissos para fortalecer a mobilização de recursos nacionais, aperfeiçoar a cooperação internacional e abordar questões sistêmicas como a sustentabilidade da dívida. Atualmente, a lacuna para financiar o desenvolvimento é de USD 4 triliões.
O embaixador da Espanha na ONU, Héctor Gómez Hernández, lembrou que o evento é uma oportunidade para retomar a colaboração e solidariedade internacionais. Ele fez os comentários em nome do país anfitrião.
vice-secretária-geral, Amina Mohammed, falou a jornalistas, na sede da ONU, que o momento é de esperança,10 anos após a adoção da Agenda de Ação de Adis Abeba (Foto de arquivo)
Renovação do multilateralismo
O representante destacou que mais de 70 chefes de Estado e governo estarão presentes na reunião global que pretende renovar o multilateralismo.
A meta é promover soluções para os desafios de financiamento ameaçando o alcance de um desenvolvimento sustentável.
Em Sevilha, os representantes de governos, organizações internacionais, instituições financeiras, empresas e a sociedade civil buscarão um compromisso para financiar uma estrutura global pelo desenvolvimento.
A conferência deve adotar o Compromisso de Sevilha concluindo as negociações que aprovaram o rascunho para adoção por consenso na 4ª. Reunião do Comitê Preparatório para a FFD4, em 17 de junho.
Com a conferência deve começar a ser implementado o documento final, sinalizando uma nova fase de ação coletiva sobre financiamento para o desenvolvimento.
Aumento da dívida
Entre os temas a serem debatidos em Sevilha estão o aumento da dívida, a queda do investimento e a redução da ajuda financeira.
A ONU destaca que com o avanço fora dos trilhos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aliado aos riscos sistêmicos, inclusive devido às mudanças climáticas e aos conflitos, Sevilha oferece uma oportunidade única.
O sucesso será alcançado em temas como mobilização de financiamento em larga escala e reforma das regras do sistema para que sejam priorizadas as necessidades das pessoas.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.