O mundo tem atualmente 83,4 milhões de pessoas vivendo como deslocadas internas. Os dados são do Relatório Global sobre Deslocamento Interno 2025.

O documento é compilado pelo Centro de Monitoramento sobre o tema e traz informações de todo o ano passado.

Advertência clara

Conflitos e guerras são os maiores fatores para os deslocamentos. Somente no ano passado, 20,1 milhões de novos deslocados foram registrados. Dois países: Sudão e República Democrática do Congo tiveram 9,1 milhões fugindo de suas casas por causa da violência.

A diretora-geral da Organização Internacional para Migrações, OIM, Amy Pope, disse que os dados são uma advertência clara da gravidade da situação.

Segundo ela, sem uma ação coordenada e ousada, o número de pessoas deslocadas em seus próprios países continuará a crescer rapidamente.

Um campo no leste da RD Congo proporciona segurança a alguns dos quase 7 milhões deslocados no país

O relatório também apela para prevenção ao usar datas e ferramentas para evitar que as pessoas sejam forçadas a abandonar suas casas.

O documento sugere que os setores de desenvolvimento cooperem com os governos para formular soluções de longo prazo.

Ciclones lideram lista de desastres

A agência afirma que desde o fim do ano passado, houve um acréscimo de 7,5 milhões de deslocados em comparação ao ano anterior, que já havia chegado ao recorde de 75,9 milhões de deslocados internos no mundo.

Em 2024, desastres naturais foram uma das maiores causas de deslocamentos com 45,8 milhões de pessoas perdendo suas casas para acidentes naturais.

Este número é mais que o dobro se comparado ao da década anterior.

O documento revela que 29 países e territórios notificaram o maior número de deslocamentos por desastres da natureza. Os ciclones perfazem 54% desta lista.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.