O Escritório de Direitos Humanos da ONU revelou que pelo menos 410 palestinos foram mortos enquanto tentavam buscar suprimentos em centros de ajuda humanitária em Gaza. Segundo a ONU, as mortes podem configurar crime de guerra.

O alerta divulgado, nesta terça-feira, em Genebra, veio a público quase um mês depois do início das operações da Fundação Humanitária de Gaza, apoiada por Israel e pelos Estados Unidos, em 27 de maio.

Situação de desespero e fome

Nos pontos de distribuição alimentar têm sido frequentemente registrados momentos de confusão e tiroteios. O porta-voz de Direitos Humanos da ONU, Thameen Al-Keetan, contou que isso acontece quando moradores de Gaza correm para buscar suprimentos.

Palestinos foram mortos enquanto tentavam buscar suprimentos em centros de ajuda humanitária

Segundo ele, o “mecanismo militarizado de assistência humanitária de Israel está em contradição com os padrões internacionais de distribuição de ajuda”.

Em Genebra, o porta-voz explicou ainda que as vítimas de atos ocorridos no centro privado de ajuda humanitária foram “bombeadas ou baleadas” pelas Forças de Defesa de Israel que colocaram civis em perigo e contribuíram para a “situação humanitária catastrófica em Gaza”.

Pelo menos 93 pessoas também teriam sido mortas pelo Exército israelense enquanto tentavam se aproximar dos poucos comboios de ajuda humanitária restantes das Nações Unidas e de outros parceiros operando em Gaza.

Operações humanitárias insuficientes

Em um alerta anterior, o Escritório de Direitos Humanos da ONU condenou a alegada execução sumária de funcionários palestinos associados à Fundação Humanitária de Gaza por homens armados supostamente afiliados ao Hamas.

O Escritório da ONU destacou que esses assassinatos devem acabar imediatamente, e os responsáveis devem prestar contas.

A mais recente atualização do Escritório da ONU de Assistência Humanitária relata que dezenas de pessoas de todas as idades estão sendo mortas e feridas todos os dias” em Gaza. Com as operações humanitárias insuficientes falta resposta aos sobreviventes do conflito.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.