Nesta quarta-feira, o comissário geral da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, ecoou as últimas notícias sobre crianças e o impacto da guerra em Gaza.
Em postagem numa rede social, Philippe Lazzarini deplora a morte de pelo menos 100 menores após a desnutrição e a fome na área de conflito.
Menores desacompanhados e separados
O total junta-se a 40 mil crianças mortas ou feridas após bombardeios e ataques aéreos. Dados do Fundo da ONU para a Infância, Unicef, revelam que pelo menos 17 mil menores vivem desacompanhados e separados, além de 1 milhão delas em situação de “profundo trauma e sem acesso à educação.”
WFP solicita a autorização de entrada de mais ajuda às autoridades israelenses para ter acesso a Gaza
Lazzarini ressalta que “ninguém deve ficar em silêncio quando crianças morrem ou são brutalmente privadas de um futuro, onde quer que estejam, inclusive em Gaza.”
A principal agência das Nações Unidas em Gaza conta com 161 escolas na Jordânia. Os locais oferecem “um espaço seguro para aprender e crescer” a mais de 100 mil crianças refugiadas palestinas.
Ataques e privação deliberada
Em outro evento, um grupo de especialistas* disse que a destruição seletiva do sistema de saúde de Gaza pelas Forças de Defesa de Israel equivale a uma espécie de “assassinato da saúde”.
Os peritos independentes ressaltaram a ocorrência de ataques e privação deliberada afetando profissionais de saúde, paramédicos bem como hospitais sem alimentos.
O grupo de peritos cita dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, relatando 735 ataques a sistemas de saúde entre 7 de outubro de 2023 e 11 de junho de 2025 em Gaza. Nesses atos cerca de 917 palestinos perderam a vida e 1.411 ficaram feridos em 125 unidades de saúde e 34 hospitais danificados.
Antes, um alerta feito pelo Programa Mundial de Alimentos, WFP, chama a atenção internacional para a “terrível situação humanitária” pela fome e desnutrição agora em níveis mais altos desde o início dos confrontos.
Autorização de entrada a Gaza
A agência da ONU solicita a autorização de entrada de mais ajuda às autoridades israelenses para ter acesso a Gaza.
Na mais recente atualização do Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária, Ocha, dados do Ministério da Saúde palestino revelam que cinco pessoas morreram em 24 horas devido à desnutrição e à fome.
O total eleva as mortes relacionadas à desnutrição para 227, incluindo 103 crianças, desde outubro de 2023.
*Os especialistas independentes de direitos humanos não recebem salário pelo seu trabalho.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.