Nos últimos 10 dias, mais de 400 pessoas morreram e outras 190 ficaram feridas devido às fortes chuvas e inundações repentinas no Paquistão, segundo as autoridades locais. Mais de 20 mil permanecem desabrigadas.

O Departamento Meteorológico afirma que um novo sistema de monções está se formando, com chuvas intensas previstas para os próximos dias.

Apoio de U$ 600 mil para resposta de emergência

O Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, relata que os afetados precisam de abrigo, assistência médica, kits de higiene, água potável e educação.

Outra necessidade urgente é em apoio à proteção, especialmente para mulheres e meninas.

As autoridades paquistanesas estão liderando a resposta de emergência, com o apoio da ONU e parceiros locais.

No fim de semana, o subsecretário-geral de Assuntos Humanitários e coordenador de Emergência da ONU, Tom Fletcher, liberou US$ 600 mil do fundo comum regional para apoiar os esforços em andamento.

Desde o início da temporada de monções de 2025, em 26 de junho, o Paquistão tem enfrentado extensa destruição devido a fortes chuvas e inundações, com 798 mortes registradas e mais de 1 mil feridos, de acordo com dados nacionais.

Nos episódios recentes, as áreas mais afetadas foram Khyber Pakhtunkhwa, Gilgit-Baltistan e Caxemira. 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.