A Organização para a Proibição de Armas Químicas, Opaq, anunciou que pretende visitar mais de 100 novos locais, na Síria, além dos 26 já notificados, onde pode haver armas químicas. 

A informação foi dada, nesta quinta-feira, pelas Nações Unidas, durante sessão do Conselho de Segurança sobre o tema. 

Oportunidade crucial 

O representante do Escritório para Assuntos de Desarmamento, Adedeji Ebo, pediu união dos 15 Estados-membros do Conselho ante uma “oportunidade crucial para esclarecer sobre a extensão e o alcance completos” do programa sírio de armas químicas e para “livrar o país de todas as armas químicas”. 

Ele solicitou que sejam demonstrados apoio e liderança no que considerou um “esforço sem precedentes”. 

Adedeji Ebo elogiou o compromisso do novo Governo da Síria em cooperar de forma plena e transparente com a Opaq

Ebo disse que o Secretariado Técnico da Opaq não tem como garantir o conteúdo da declaração apresentada pelo regime anterior do presidente Bashar Al-Assad.  Nos documentos fornecidos, as informações eram insuficientes e imprecisas.  

Por esse motivo, os especialistas da Opaq expressaram “grave preocupação” com questões sobre grandes quantidades de agentes de guerra química e munições químicas potencialmente não declarados ou não verificados.  

Extensão e alcance completos 

Com o novo Governo da Síria, a meta é ter explicações sobre a extensão e o alcance do programa desenvolvido pelas autoridades anteriores e assegurar que o país cumpra a Convenção sobre Armas Químicas.  

O Secretariado Técnico da Opaq reiterou o compromisso de cumprir o seu mandato de verificar a plena implementação, por parte da Síria, de todos os requisitos de declaração previstos na Convenção, disse Ebo. 

Além disso pretende-se garantir que o país esteja alinhado às decisões dos órgãos de formulação de políticas da Opaq e nas resoluções do Conselho de Segurança. 

A ONU elogiou o compromisso do novo Governo da Síria em cooperar de forma plena e transparente com o Secretariado Técnico da Opaq e “os esforços das equipes sírias no terreno, cujo trabalho envolve riscos físicos significativos”. 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.