A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, e o Programa Alimentar Mundial, WFP, solicitaram US$ 202 milhões para proteger quase 9 milhões de pessoas do potencial impacto de um forte fenómeno climático El Niño, em 22 países prioritários de alto risco.

As agências das Nações Unidas solicitam financiamento urgente e flexível antes dos choques climáticos previstos, que poderão ameaçar a segurança alimentar, os meios de subsistência e a produção agrícola nas regiões mais vulneráveis do mundo entre 2026 e 2027.

Secas, inundações e tempestades

Prevê-se que o El Niño se intensifique durante o período abrangido pelas previsões, provocando condições mais secas do que a média em algumas áreas e condições mais húmidas, com risco de inundações, noutras regiões.

Este fenómeno pode perturbar a sementeira, os ciclos de crescimento, as colheitas, as pastagens e a disponibilidade de água. Estima-se que condições fortes de El Niño, na segunda metade de 2026, aumentem a probabilidade de secas, inundações e tempestades em partes de África, Ásia, Pacífico e América Latina e Caribe.

Esta previsão surge numa altura em que milhões de pessoas já enfrentam insegurança alimentar aguda, impulsionada por conflitos, instabilidade económica, deslocações, choques climáticos recorrentes e perturbações económicas associadas ao conflito em curso no Oriente Médio.

© WFP/Irenee Nduwayezu
Ocorrência do El Niño contribuiu para que 2023 fosse o segundo ano mais quente já registrado

Agir cedo e de forma eficaz

“A experiência demonstra de forma consistente que agir cedo é mais eficaz e menos dispendioso do que responder depois de uma crise se agravar”, afirmou Beth Bechdol, diretora-geral adjunta da FAO.

Numa altura em que as agências dispõem dos dados, ferramentas e evidências para identificar os riscos associados a estes fenómenos climáticos, o maior desafio passa por “garantir que o financiamento esteja disponível atempadamente para agir”, destacou a responsável.

Neste sentido, a disponibilização dos recursos é fundamental para que os países possam “proteger a produção alimentar, reduzir as necessidades humanitárias e ajudar as famílias a salvaguardar os seus meios de subsistência, antes de se perderem janelas críticas de plantação, colheita e produção pecuária.”

Apelo abrange 22 países prioritários

O apelo centra-se em 22 países, tendo em conta fatores como os riscos baseados nas previsões meteorológicas do El Niño e o seu possível impacto, padrões climáticos históricos, calendários agrícolas, níveis existentes de insegurança alimentar e capacidade operacional.

Entre as cerca de duas dezenas de países encontram-se nações africanas, como Moçambique, da Ásia e do Pacífico, como Timor-Leste, bem como países da América Latina e do Caribe.

O apelo surge num contexto em que as necessidades humanitárias continuam a aumentar, enquanto os orçamentos globais de assistência humanitária enfrentam cortes e pressões crescentes.

A FAO e o WFP reiteram que os sistemas, parcerias e planos operacionais necessários para agir estão plenamente estabelecidos e coordenados para uma ação imediata, lançando assim o apelo ao financiamento necessário para concretizar a ação antecipatória delineada.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.