O Dia Mundial da Justiça Social, celebrado neste 20 de fevereiro, destaca a necessidade de ação política para superar barreiras que continuam impedindo o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
O lema escolhido para 2026 é renovação de compromissos com o desenvolvimento social.
800 milhões de pessoas com menos de US$ 3 por dia
A celebração reforça a declaração política de Doha, adotada em novembro passado, durante a Segunda Cúpula Mundial do Desenvolvimento Social.
O documento contém metas de erradicação da pobreza, garantia de pleno emprego e trabalho decente para todos.
Nesse sentido, os Estados-membros reafirmaram a necessidade de visões macroeconômicas que gerem salários dignos, fortalecem as instituições e garantem a proteção social universal.
Dados da Organização Internacional do Trabalho, OIT, revelam que a exclusão permanece alta no mundo, com 800 milhões de pessoas vivendo com menos de US$ 3 por dia.
Além disso, cerca de 138 milhões de crianças de 5 a 17 anos são vítimas de trabalho infantil, com quase 50% delas envolvidas em atividades perigosas.
A desigualdade de gênero também continua sendo uma realidade e, no ritmo atual, a disparidade salarial entre homens e mulheres ainda vai demorar de 50 a 100 anos para acabar.
Associação Equis luta pelos direitos das mulheres
“Desencanto generalizado” com as instituições
A OIT também alerta para um “desencanto generalizado” com as instituições, apesar das muitas melhorias na qualidade de vida alcançadas nos últimos anos. Segundo a agência, governos, sindicatos e empresas enfrentam níveis crescentes de de desconfiança, o que indica um contrato social fragilizado.
Nesse sentido, muitas pessoas sentem cada vez mais que seus esforços não estão sendo recompensados e que a sociedade é injusta.
Neste Dia Mundial, a ONU dá ênfase à promoção da igualdade de gênero, à ampliação das oportunidades para os jovens, ao apoio à transição da economia informal para a formal e à garantia de transformações justas e inclusivas nas economias digital e verde.
Políticas coordenadas
A organização afirma que o avanço do da justiça social exige políticas coordenadas, equitativas e inclusivas que integrem a dimensão social às estratégias macroeconômicas, trabalhistas, climáticas, digitais e industriais.
Para marcar o Dia Mundial, uma reunião comemorativa, nesta sexta-feira, em Nova Iorque, deve celebrar e refletir sobre o progresso alcançado nas últimas décadas e sobre como renovar a cooperação multilateral em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A reunião foi convocada pela Missão Permanente da Quirguistão, em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Desa.
Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).
To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).
To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).
Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.





























