O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nessa segunda-feira que é essencial evitar um confronto militar entre Índia e Paquistão, que poderia “facilmente sair do controle”.

Ele ressaltou que as tensões entre os dois países estão num nível, jamais visto nos últimos anos, e que é “doloroso” ver nações vizinhas chegando a um “ponto crítico”.

Hora de exercer “máxima contenção”

Segundo Guterres, agora é o momento de exercer a “máxima contenção e de recuar do abismo”. Uma mensagem que tem buscado transmitir a ambos os lados.

Ele reiterou a condenação veemente ao ataque de 22 de abril na área de Pahalgam, que matou pelo menos 26 civis e feriu muitos outros.

O líder da ONU enfatizou que “atacar civis é inaceitável e que os responsáveis ​​devem ser levados à justiça por meios credíveis e legais”.

ONU pronta para apoiar esforços de paz

Índia e Paquistão administram partes da região da Caxemira, mas reivindicam o território integralmente. O Conselho de Segurança deve se reunir a portas fechadas ainda nesta segunda-feira para discutir as crescentes tensões.

O secretário-geral disse que as Nações Unidas estão prontas para apoiar qualquer iniciativa que promova a diplomacia e um “compromisso renovado com a paz”.

Ele também elogiou ambos os países por suas contribuições de longa data às operações de manutenção da paz da ONU. 

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.