O secretário-geral da ONU, António Guterres, felicitou o novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana pela eleição, nesta quinta-feira, como Papa Leão 14.

O anúncio da escolha do cardeal Robert Francis Prevost para líder espiritual de mais de 1,4 bilhão de católicos foi feito pelo Vaticano, quando ele apareceu na Praça São Pedro para milhares de fiéis.

Voz em prol da paz

Em nota, emitida pelo seu porta-voz, Guterres afirmou que a eleição de um novo papa é um momento de “profundo significado espiritual” para milhões de católicos em todo o mundo e ocorre em um contexto de grandes desafios globais.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o cardeal Robert Prevost tornou-se o 267º Papa da Igreja Católica e o primeiro pontífice americano na história.

© FAO/Giuseppe Carotenuto

António Guterres, secretário-geral da ONU, na Basílica de São Pedro no funeral do Papa Francisco.

A decisão foi anunciada no segundo dia do conclave realizado na Capela Sistina, no Vaticano.

António Guterres disse que “o mundo precisa das vozes mais fortes em prol da paz, da justiça social, da dignidade humana e da compaixão”.

Cooperação entre as Nações Unidas e a Santa Sé

O secretário-geral deseja “dar continuidade ao longo legado de cooperação entre as Nações Unidas e a Santa Sé”, nutrido mais recentemente pelo papa Francisco.

Para ele, “essa cooperação é capaz de promover a solidariedade, fomentar a reconciliação e construir um mundo justo e sustentável para todos.”

Segundo Guterres, as primeiras palavras do novo papa promovem um objetivo comum de paz para todos, independente da diversidade de origens e crenças.

Segundo a página da agência oficial de notícias do Vaticano, o novo papa nasceu em 1955 numa família de migrantes italianos, franceses e espanhóis. Estudou matemática e filosofia. Em 1982, foi ordenado padre. Cinco anos depois, defendeu sua tese de doutorado sobre a Ordem de Santo Agostinho. Ele também serviu como missionário no Peru.

De 2015 a 2023, ele serviu como bispo de Chiclayo, no Peru. Em 2024, foi ordenado cardeal pelo papa Francisco.

Source of original article: United Nations / Nações Unidas (news.un.org). Photo credit: UN. The content of this article does not necessarily reflect the views or opinion of Global Diaspora News (www.globaldiasporanews.net).

To submit your press release: (https://www.globaldiasporanews.com/pr).

To advertise on Global Diaspora News: (www.globaldiasporanews.com/ads).

Sign up to Global Diaspora News newsletter (https://www.globaldiasporanews.com/newsletter/) to start receiving updates and opportunities directly in your email inbox for free.